Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - ABRACORP

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Turismo

Dados da Pesquisa de Vendas Abracorp - 1¬ļ trimestre de 2015

A Associa√ß√£o Brasileira de Ag√™ncias de Viagens Corporativas ‚Äď Abracorp registra crescimento setorial de 2,9% na movimenta√ß√£o do primeiro trimestre de 2015, comparado a igual per√≠odo de 2014, atingindo R$ 3,4 bilh√Ķes. O resultado foi apresentado aos empres√°rios das ag√™ncias de viagens associadas em reuni√£o realizada no Blue Tree √© recebido como varia√ß√£o positiva; tendo em vista que, no ano passado, em raz√£o da Copa do Mundo de 2014, as vendas setoriais foram antecipadas para o primeiro trimestre ‚Äď o qual registrou o maior crescimento (18%) de toda a s√©rie hist√≥rica da pesquisa.

‚ÄúNa compara√ß√£o com o primeiro trimestre do ano retrasado (2013), o crescimento alcan√ßado nestes tr√™s primeiros meses de 2015 supera 20%‚ÄĚ, pondera Edmar Bull, que preside o Conselho de Administra√ß√£o da Abracorp.

A composi√ß√£o dos R$ 3,4 bilh√Ķes compreende o total das receitas obtidas em √Ęmbito nacional com a venda de passagens a√©reas para voos dom√©sticos (41,3%) e internacionais (29,7%); hotelaria nacional (17,7%); servi√ßos diversos (7,4%), como eventos, cruzeiros, assist√™ncia viagem, entre outros; hotelaria internacional (1,9%), loca√ß√£o nacional (1,8%) e internacional (0,2%) e, ainda, com transfers (0,2%).

‚ÄúCom a necessidade das empresas reduzirem seus custos, ampliamos o portf√≥lio de clientes, passando a atender m√©dias, pequenas e microempresas‚ÄĚ, afirma Bull, destacando ainda que ‚Äúnovos CNPJs s√£o criados todos os dias no Pa√≠s e trazem em seu modelo de neg√≥cios a percep√ß√£o da import√Ęncia dos servi√ßos de consultoria e de gest√£o prestados pelas ag√™ncias especializadas em atender o mercado de viagens corporativas‚ÄĚ.

Ratifica esta tendência o indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito ao revelar o aumento da procura em 2015, que é especialmente estimulada pelas pequenas e microempresas, alcançando alta de 18,1% se comparada a março de 2014 e de 9,7% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.

Estabilidade no aéreo doméstico

O segmento aéreo doméstico manteve-se praticamente estável, com viés de queda de -0,3% em vendas, levando em consideração o desempenho das companhias aéreas na comparação com o ano passado. Ou seja: Avianca (1,5%), Azul (9,7%), GOL (-0,7%), TAM (-6,6%) e demais empresas (-21,7%).

A movimenta√ß√£o total alcan√ßou pouco mais de R$ 1,38 bilh√Ķes. No que diz respeito √† emiss√£o de bilhetes, o setor como um todo apresentou alta de 9,0% se comparado ao verificado em igual per√≠odo do ano passado. Dentre as a√©reas, destaque para a GOL, que apresentou saldo positivo de 14,2%.

A GOL liderou o market share da Abracorp em emissão de bilhetes (31,3%), enquanto a TAM ficou à frente na performance em vendas (32,0%), seguida de perto pela GOL (30,4%) e Azul (26,6%). As tarifas aplicadas apresentaram queda (-8,5%), registrando o valor médio de R$ 544,00. 

Crescimento no aéreo internacional

Com relação ao segmento aéreo internacional, durante o período também houve aumento na emissão de bilhetes (11,9%). A Avianca registrou a maior variação positiva (53,6%), com destaque também para o crescimento da GOL (40,7%) e da Alitalia (35,2%). Em vendas, a atuação de todas as companhias aéreas que realizaram as viagens internacionais para o mercado corporativo rendeu incremento de 15,6% ao setor como um todo e um acumulado superior a R$ 1,1 bilhão em vendas.

Em refer√™ncia ao market share relativo √† movimenta√ß√£o comercial, apurada em reais, a maior fatia de mercado ficou com a TAM (15,7%), seguida da categoria ‚Äúdemais empresas‚ÄĚ (14,5%) e da American Airlines (12,7%). Cabe tamb√©m destacar o crescimento entre 2014 e 2015 da Avianca (60,4%), GOL (47,5%), Lufthansa (40,1%) e Alitalia (37,6%).

Leia sobre demais dados da Pesquisa: Aqui


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: marily.amigo@gmail.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br