Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - ABRACORP

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Administração

Abracorp divulga balanço do setor de viagens corporativas de 2014

A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) divulgou dia 29 de janeiro, em coletiva de imprensa realizada no Hotel Pullman Ibirapuera, em São Paulo, os dados estatísticos consolidados sobre a movimentação do setor no ano de 2014. Edmar Bull, presidente da entidade, acompanhado de Gervasio Tanabe, diretor-executivo e de representantes do Conselho de Administração, Rubens Schwartzmann, Luís Vabo e Marcos Balsamão, apresentaram os dados à imprensa. 

A pesquisa, realizada em parceria com as 30 ag√™ncias de viagens associadas √† entidade, registrou crescimento de 14,5% nos principais segmentos da ind√ļstria de viagens. No total, estas empresas emitiram 13,1 milh√Ķes de bilhetes a√©reos para viagens nacionais e internacionais e estiveram diretamente envolvidas em 9,3 milh√Ķes de¬†room nights¬†e em 1,4 milh√Ķes de loca√ß√Ķes de ve√≠culos. "Os n√ļmeros apresentados na pesquisa mostram que,¬†mesmo em per√≠odos de incerteza, como foi 2014 com a Copa do Mundo e as Elei√ß√Ķes, h√° espa√ßo para crescer e o setor de¬†viagens corporativas tem contribu√≠do bastante para isso", avalia Edmar Bull.

Companhias aéreas

O setor a√©reo nacional movimentou, em 2014, mais de R$ 6,5 bilh√Ķes, o que representa um incremento de 22% se comparado ao verificado em 2013. A companhia a√©rea TAM, com um acumulado de R$ 2,15 bilh√£o, se destacou, respondendo por 32% das vendas da Abracorp. Em segundo lugar aparece a Gol Linhas A√©reas, empresa que, apesar do¬†market share¬†menor, de 31% no dom√©stico, registrou aumento na comercializa√ß√£o de bilhetes, que saltou de R$ 1,7 bilh√£o (2013) para R$ 2,0 bilh√£o (2014).

Como resultado da variação de 5,1% no valor médio praticado pelas companhias aéreas, a tarifa aplicada no mercado no ano passado foi de R$ 571. Entre as maiores do setor, a Avianca trabalhou com o valor mais baixo (R$ 482) e a TAM com o mais alto (R$613).

No cenário das viagens aéreas internacionais, a Etihad foi a aérea que mais cresceu, atingindo 1,4% de participação. A liderança ficou com a TAM (16,1%), seguida por American Airlines (13,6%), Air France (8,2%), Lufthansa e TAP (6,7% cada). As nacionais TAM e Gol também aumentaram suas vendas no internacional, crescendo 20% e 40%, respectivamente.

De acordo com o estudo, o segmento a√©reo internacional como um todo obteve incremento de 24,9%, acumulando R$ 4,7 bilh√Ķes ao longo do ano.

Destinos mais procurados

A coleta de informa√ß√Ķes com as associadas √† Abracorp resultou em um ranking dos destinos mais procurados no setor de viagens corporativas. Juntas, as cidades de S√£o Paulo e Rio de Janeiro representam 49% da prefer√™ncia dos viajantes. Em seguida aparecem Bras√≠lia (10%), Belo Horizonte (8%), Salvador (7%), Porto Alegre (6%), Curitiba (5%), Recife (5%) , Campinas (4%) e Fortaleza (3%). Observa-se que 10 cidades representaram 97% dos destinos nacionais.

No exterior, o destaque vai para as cidades de Miami (12%), Orlando (11%) e Nova Iorque (10%), nos Estados Unidos. Completam a relação Buenos Aires (18%), Paris (9%), Londres (6%), Santiago (5%), Lisboa (5%), Roma (4%), Las Vegas (3%), Bogotá (2%), Cidade do México (2%) e Milão (2%). Cidades dos Estados Unidos representaram 38% dos destinos internacionais.

Hotelaria

√Č poss√≠vel que a hotelaria nacional tenha sido o setor que mais efeitos sofreu como reflexo da Copa no Brasil. Desde a divulga√ß√£o da Pesquisa de Vendas Abracorp, em 2010, a hotelaria sempre apresentou um constante e vigoroso crescimento, mas, em 2014, a performance foi abaixo do ano anterior (2013), tanto em n√ļmero de di√°rias (-0,2%) como nas vendas (-8,5%). Com expectativas que n√£o se concretizaram, o setor viu um per√≠odo de Copa e p√≥s-Copa onde o viajante corporativo, digamos, n√£o se hospedou, mesmo com uma di√°ria m√©dia 9% abaixo (R$ 239,00) em rela√ß√£o a 2013.

Nesse universo de estagnação, chama a atenção o crescimento da Rede BHG de Hotéis, tanto em diárias (159,9%) quanto em vendas (141,2%), enquanto o mercado apresentou queda de -2,1% nas diárias e -8,5% nas vendas. Ou seja: uma ilha de bons resultados num mar revolto. O segmento de hotelaria internacional apresentou resultado similar ao nacional, porém com queda apenas nas vendas (-3,1%).

Serviços agregados

No que diz respeito ao segmento de loca√ß√£o de autom√≥veis, houve crescimento de 3,2% no total de di√°rias (1,48 milh√Ķes), mas queda de 4,1% no total de vendas (R$183,5 milh√Ķes). Assim como o verificado nos anos anteriores, a Localiza foi a l√≠der de mercado, representando 55% das vendas da Abracorp. A empresa se manteve bem √† frente da Hertz (17%), Unidas (8,6%) e Movida (7,3%).

O setor de transfer também enfrentou desafios em 2014, uma demanda excessiva e concentrada no período da Copa fez com que as empresas se organizassem, rapidamente e muito bem, para atender o mercado. O grande desafio do setor é a formalização dos processos e serviços oferecidos. O setor tem uma ampla gama de fornecedores de serviços, nem sempre, dentro de normas de segurança exigidas nos relacionamentos corporativos. As principais empresas do setor representaram somente 26% do total de volumes transacionados na Abracorp. A líder do setor é a Shift.

A vis√£o da Abracorp, como entidade, √© de que, em per√≠odos de ajustes, existe a cautela em determinados setores, mas oportunidades em outros. ‚ÄúAcreditamos que um Pa√≠s com um PIB de U$ 2,1 trilh√£o, tem tamanho para produzir e gerar riquezas e oportunidades, com √©tica, transpar√™ncia e muito trabalho‚ÄĚ, garante Gerv√°sio Tanabe, diretor-executivo da entidade.

O relat√≥rio final dos dados da Pesquisa de Vendas Abracorp estar√° dispon√≠vel no site¬†www.abracorp.org.br, no link Estat√≠sticas, a partir do pr√≥ximo dia 8 de fevereiro, incluindo tamb√©m informa√ß√Ķes espec√≠ficas sobre os sistemas globais de distribui√ß√£o (GDS), self-booking, cart√Ķes de cr√©dito, seguros viagem e eventos, para consulta online.¬†


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: marily.amigo@gmail.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br