Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - ABRACORP

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Administração

Abracorp é contra reajuste de tarifas aeroportuárias

Abracorp é contra reajuste de tarifas aeroportuárias

Na √ļltima semana a Ag√™ncia Nacional da Avia√ß√£o Civil (Anac) autorizou reajuste de 14,21% nos pre√ßos das tarifas de aeroportos administrados pela Infraero, que entra em vigor a partir de 13 de fevereiro. A Abracorp (Associa√ß√£o Brasileira de Ag√™ncias de Viagens Corporativas) repudia este aumento e considera, no m√≠nimo, incoerente, sob a √≥tica de quem utiliza o sistema aerovi√°rio no Brasil.

O reajuste segue uma regra para o c√°lculo que est√° prevista na Resolu√ß√£o 350/2014. Nela, considera como base de aumento o IPCA (√ćndice de Pre√ßos ao Consumidor Amplo), deduzido do fator ‚ÄúX‚ÄĚ, que compartilha os ganhos de produtividade do setor com os usu√°rios. Ganhos estes que n√£o se v√™ nos aeroportos administrados pela Infraero.

Com isso, os usu√°rios desses aeroportos ‚Äď em especial as empresas que os utilizam para viagens corporativas e s√£o respons√°veis por 56% do mercado de viagens a√©reas no Pa√≠s ‚Äď pagam tarifas de aeroporto novo mesmo utilizando os velhos e sucateados.

Entre os quesitos de qualidade avaliados pela Anac est√£o: o bom funcionamento de elevadores, de escadas rolantes, esteiras e processamento de bagagens; a limpeza; as informa√ß√£o aos usu√°rios; o conforto t√©rmico e ac√ļstico; a disponibilidade de carrinhos de bagagem, de vagas para estacionamento para ve√≠culos; e a variedade de lojas e pra√ßas de alimenta√ß√£o, entre outros.

Nos aeroportos sob concess√£o, essas melhorias j√° est√£o sendo vistas e, somente nestes casos, um aumento se justificaria. Nos demais, salvo raras exce√ß√Ķes, poucas obras de melhorias s√£o observadas e n√£o h√° motivos para reajustes de tarifas. Pelo contr√°rio: se os requisitos acima fossem utilizados para ajustar os valores das tarifas dos aeroportos administrados pela Infraero, estes pre√ßos deveriam ser reajustados para baixo.

O presidente da Abracorp, Edmar Bull, reafirma a sua indignação com o aumento das tarifas, que vai impactar sobretudo no setor de viagens corporativas e encontra-se à disposição da imprensa para detalhar a sua posição contrária ao reajuste nos aeroportos administrados pela Infraero.


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: marily.amigo@gmail.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br