Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - ABRACORP

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Turismo

Abracorp divulga balanço do setor de viagens corporativas de 2013

Segmentos a√©reo, hoteleiro e de loca√ß√£o comp√Ķem crescimento de 12%

A Associa√ß√£o Brasileira de Ag√™ncias de Viagens Corporativas (Abracorp) acaba de divulgar os dados estat√≠sticos consolidados sobre a movimenta√ß√£o do setor no √ļltimo ano. Edmar Bull, presidente da entidade, acompanhado de Gervasio Tanabe, da diretoria executiva, concederam coletiva de imprensa no in√≠cio da tarde de hoje (30) no Grand Mercure S√£o Paulo Ibirapuera, zona sul da capital paulista.

A pesquisa, realizada em parceria com as 32 ag√™ncias de viagens associadas √† entidade, registrou crescimento de 12% nos principais segmentos da ind√ļstria de viagens. No total, estas empresas emitiram 11 milh√Ķes de bilhetes a√©reos para viagens nacionais e internacionais e estiveram diretamente envolvidas em 9,9 milh√Ķes de room nights e em 1,4 milh√Ķes de loca√ß√Ķes de ve√≠culos.

Companhias aéreas

O setor a√©reo nacional movimentou, em 2013, mais de R$ 5,3 bilh√Ķes, o que representa um incremento de 9% se comparado ao verificado em 2012. A companhia a√©rea TAM, com um acumulado de R$ 1,8 bilh√£o, se destacou, respondendo por 35% das vendas da Abracorp. Em segundo lugar aparece a Gol Linhas A√©reas, empresa que, apesar do market share menor, de 32%, registrou aumento na comercializa√ß√£o de bilhetes, que saltou de R$ 1,5 bilh√£o (2012) para R$ 1,7 bilh√£o (2013). Vale ressaltar que, segundo estat√≠sticas da Ag√™ncia Nacional de Avia√ß√£o Civil (ANAC), a Gol √© l√≠der no mercado geral dom√©stico, com 36% de representa√ß√£o.

N√ļmeros da Abracorp estimam que, de um total de R$ 15,5 bilh√Ķes, o mercado corporativo contribuiu com uma movimenta√ß√£o de R$ 9 bilh√Ķes no segmento dom√©stico.

Como resultado da varia√ß√£o de 7% no valor m√©dio praticado pelas companhias a√©reas, a tarifa aplicada no mercado no ano passado foi de R$ 543 ‚Äď a Passaredo trabalhou com o valor mais baixo (R$ 349) e a TAM com o mais alto (R$ 595). Dados divulgados pela ANAC revelam ainda que, em 2013, a demanda por viagens nacionais cresceu apenas 0,7%.

No cen√°rio das viagens a√©reas internacionais, a American Airlines foi a a√©rea que mais cresceu, atingindo o patamar dos 30%, precedida por ‚Äúoutras‚ÄĚ (24%), TAP (17%), Aerom√©xico (14%) e Ib√©ria (13%). A TAM tamb√©m aumentou suas vendas, crescendo 4%. No quesito participa√ß√£o de mercado, destaque para a categoria ‚Äúoutras‚ÄĚ, que representou 19% das vendas da Abracorp, e para a TAM, logo atr√°s, com 17%.

De acordo com o estudo, o segmento a√©reo internacional como um todo obteve incremento de 13%, acumulando R$ 3, 7 bilh√Ķes ao longo do ano. A tarifa m√©dia aplicada pelas companhias a√©reas tamb√©m subiu, saltando de R$ 2.684 (2012) para R$ 2.895 (2013), valores que representam evolu√ß√£o de 8%.

Destinos mais procurados

A coleta de informa√ß√Ķes com as associadas √† Abracorp resultou em um ranking dos destinos mais procurados no setor de viagens corporativas. Juntas, as cidades de S√£o Paulo e Rio de Janeiro representam 50% da prefer√™ncia dos viajantes. Em seguida aparecem Bras√≠lia (9%), Belo Horizonte (8%), Salvador (6%), Porto Alegre (6%), Campinas (6%), Curitiba (5%), Recife (4%) e Fortaleza (3%).

No exterior, o destaque vai para as cidades de Miami (15%) e Nova Iorque (10%), nos Estados Unidos. Completam a relação Buenos Aires (19%), Paris (9%), Santiago (7%), Lisboa (6%), Londres (5%), Roma (3%), Bogotá (3%), Cidade do México (3%) e Frankfurt (2%).

Hotelaria

O levantamento tamb√©m apontou crescimento expressivo das pequenas redes e dos hot√©is independentes (42%), respons√°veis por uma movimenta√ß√£o superior a R$ 1,1 bilh√£o em 2013 e os quais conquistaram 47% de participa√ß√£o de mercado a partir de uma tarifa m√©dia de R$ 228. No que diz respeito ao market share, s√£o seguidos por ‚Äúoutras‚ÄĚ (20%), Accor (9%) e Atlantica (8%).

Com um montante de mais de R$ 2,4 bilh√Ķes, o setor hoteleiro nacional obteve incremento de 21% no ano passado. A pesquisa apontou ainda aumento de 11% do segmento nas vendas da Abracorp. A tarifa adotada pelas redes e empreendimentos hoteleiros tamb√©m cresceu, atingindo a marca dos 19% e girando em torno de R$ 261.

Serviços agregados

No que diz respeito ao segmento de loca√ß√£o de autom√≥veis, o crescimento foi menor, alcan√ßando os 0,03%. Assim como o verificado em 2012, a Localiza foi a l√≠der de mercado, representando 62% das vendas da Abracorp. A empresa se manteve bem √† frente da Hertz (14%), ‚Äúoutras‚ÄĚ (15%), Unidas (5%) e Movida (3%).

Na categoria ‚ÄúOutros servi√ßos‚ÄĚ, os n√ļmeros s√£o mais expressivos. Esta fatia de mercado cresceu 13%, movimentando um total de R$ 932 milh√Ķes. O segmento de eventos respondeu por quase R$ 560 milh√Ķes. Em seguida aparecem ‚Äúdemais servi√ßos‚ÄĚ (R$ 201 milh√Ķes), pacotes de viagem e lazer (R$ 126 milh√Ķes), cart√£o de assist√™ncia (R$ 11 milh√Ķes), transfers (R$ 22 milh√Ķes) e cruzeiros (R$ 9 milh√Ķes).

Clique aqui para conferir a galeria de imagens da reuni√£o mensal da Abracorp.






Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: marily.amigo@gmail.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br