Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit -

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Artes

Sugestão de pauta:Nos bastidores da Street Bienale, de acordo com a Lei Cidade Limpa

No período de 23 de setembro a 23 de outubro, São Paulo ganha uma exposição de arte ao ar livre. Com obras instaladas nas empenas de 14 prédios, localizados em ruas, avenidas e praças famosas do centro da cidade, tais como São João, Rio Branco e Ramos de Azevedo, entre outras (confira o circuito completo abaixo). Trata-se da já famosa Street Bienale, como foi batizada a exposição por seu criador, o curador de arte francês Jeremy Planchon, que traz de volta à cidade as cores que há três anos deixaram de fazer parte da paisagem paulistana, desde que a Lei Cidade Limpa entrou em vigor, em 2007.

Quem vê as obras instaladas não tem ideia do trabalho todo que é feito desde a impressão do papel, o mesmo que é utilizado em outdoors, até a finalização da empena, com acabamento para corrigir imperfeições nas paredes.

As obras foram impressas em 5650m² de papel couché 115gr/m². Foram utilizados aproximadamente 390kg de papel em 3400 folhas, com quatro funcionários se revezando em dois turnos. Luiz Roberto Valente, da Lidergraf, empresa que fez a impressão das obras, apoia a iniciativa da exposição: “A ideia de se utilizar as empenas cegas dos edifícios, para divulgação de iniciativas culturais, é uma forma de mostrar que quando temos um intervenção urbana controlada, organizada e sem exageros, não há prejuízo para a cidade. Há tempos São Paulo precisava de uma intervenção urbana, já que não temos mais o brilhos e cores dos antigos outdoors.”

Eduardo Barreira, da Primeira Visão, empresa responsável pela instalação e retirada do material, conta que foram necessários doze funcionários trabalhando aproximadamente quinze dias ininterruptos. Segundo Barreira, esse tipo de projeto especial não é fácil de ser executado. Além de problemas com síndicos e proprietários de apartamentos na liberação do acesso aos prédios, e também de alguns vizinhos que exigiram tela de proteção, houve muita dificuldade na formação da equipe de cordeiros coladores especializados. “Após a Lei Cidade Limpa, muitos coladores foram para outros setores, uma vez que muitas empresas deixaram de atuar no setor de colagem de outdoor.”, diz o empresário. Em alguns dias o tempo também não ajudou: ventos fortes e chuva muitas vezes fizeram com que a colagem fosse interrompida para preservar a segurança dos funcionários

Após os 30 dias de exposição, a Primeira Visão se comprometeu a doar todo o papel para reciclagem e deixar as fachadas como estavam antes da instalação.

Seguem os endereços

Av. São João, 802

Praça Júlio de Mesquita, 69

R. Barão de Limeira, 432

Av. São João, 1399

Av. São João, 1382

R. Aurora, 327

Av. Rio Branco, 304

R. General Osório, 309

Al. Barão de Campinas, 243 - Cond. Duque de Caxias

Loja Kalunga - Praça Ramos de Azevedo, 302

Casas Bahia - Praça Ramos de Azevedo, 131

Av. Rio Branco, 691

Av. Rio Branco, 701

Rua Conselheiro Crispiniano, 139

Clique aqui para ver as fotos



http://blogs.estadao.com.br/olhar-sobre-o-mundo/bienal-de-rua/


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 9658-8766
E-mail: lhmiranda@pressclub.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br