Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit -

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Turismo

Pós-evento - "Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável"

“Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável” foi o tema do seminário realizado ontem pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp) junto ao Ministério do Turismo e contou com o apoio do Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo (IPETURIS). A iniciativa destaca a importância do encontro entre o trade turístico, a academia e o poder público, dando abertura a discussões que muito têm a acrescentar. Estiveram presentes vereadores, prefeitos, representantes de entidades ligadas ao setor e estudantes universitários de turismo.

Os debates realizados levaram a reflexões sobre assuntos ligados à capacitação do profissional no turismo, à regionalização turística, o papel do governo no setor, estratégias de desenvolvimento sustentável e a geração de empregos e renda.

“Nossos governadores não conseguem ver o turismo. Precisamos fazer com que eles vejam, já que esse setor é a maior fonte de criação de empregos”, destacou Marco Antonio Castelo Branco, presidente do IPETURIS, que também afirmou o estado de São Paulo como recordista brasileiro na captação de turistas, com expectativas de crescimento de 4,3% ao ano até 2016.

Estratégias de desenvolvimento foram discutidas pelos membros presentes que enfatizaram a importância do turismo na economia brasileira: "o Brasil tem tudo para fazer do setor a sua principal fonte de renda", comentou Paulo Nathanael, presidente do Conselho Administrativo do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola).

Apelos também foram feitos para que haja uma maior preocupação e dedicação ao setor: "A forma como tem se tratado o turismo, também em São Paulo, está meio relaxada", assegurou Luiz Renato Ignarra, professor da Faculdade Anhembi Morumbi. Apesar de ter um futuro bastante promissor, o setor carece de uma certa atenção e certamente depende da união desses três agentes do turismo: trade, academia e poder público.


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda
LH Miranda
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 9658-8766
E-mail: lhmiranda@pressclub.com.br
Site: http://www.pressclub.com.br