Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - Guarujá Convention

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Turismo

A aposta certeira no turismo em Guaruj√°

Jo√£o Carlos Pollak*

Em um momento de crise econ√īmica, no qual o desemprego vem crescendo e atingindo uma parcela consider√°vel da popula√ß√£o brasileira, depositamos nossa f√© no turismo, como um vetor primordial e decisivo para a retomada do crescimento econ√īmico e, consequente, melhoria do quadro social.

O turismo impacta 52 setores da economia e, segundo dados do Minist√©rio do Turismo (MTur), √© respons√°vel por mais de 35 mil empregos diretos e 100 mil empregos indiretos. Segundo a Organiza√ß√£o Mundial do Turismo (OMT), a gera√ß√£o de empregos no setor atingiu aproximadamente 3,2 milh√Ķes de pessoas, um incremento de 3,2%. A expectativa para os pr√≥ximos dez anos √© de ainda crescer 1,4%, atingindo quase 3,7 milh√Ķes de vagas.

Apesar das dificuldades que enfrentamos na atualidade, a OMT apontou em seu √ļltimo boletim de 2015 que houve um crescimento de 1,9% da contribui√ß√£o da cadeia do turismo para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. O setor passou de 9,6% (em 2014) para 9,8% do PIB no ano passado, com tend√™ncia de crescer 3,3% nos pr√≥ximos dez anos, chegando a 10,2% do PIB em 2025.

Ao analisarmos esse cenário, acreditamos que o Guarujá Convention & Visitors Bureau (GCVB) tem uma função estratégica para a economia paulista e nacional. Com localização privilegiada, próxima à maior região metropolitana do País, 27 praias, gastronomia diversificada, melhor rede hoteleira do litoral paulista e a presença de diversos equipamentos para atender os visitantes, trabalhamos arduamente para potencializar esses fatores e assim consolidar e ampliar a vocação da ilha para o turismo.

Em parceria com √≥rg√£os p√ļblicos, como a Secretaria de Turismo de Guaruj√°, buscamos incessantemente melhorar a infraestrutura, a qualifica√ß√£o dos servi√ßos e a seguran√ßa do munic√≠pio para que o turista seja bem-recebido e o guarujaense sinta orgulho de sua terra. Esses esfor√ßos j√° s√£o sentidos no bom desempenho que obtivemos na √ļltima temporada de ver√£o, quando 2,5 milh√Ķes pessoas estiveram em nosso destino, um crescimento de 56% na compara√ß√£o com o mesmo per√≠odo do ano anterior.

Com um refor√ßo de 450 policiais durante a Opera√ß√£o Ver√£o, realizada pela Pol√≠cia Militar e Guarda Civil Municipal, Guaruj√° obteve a menor m√©dia de furtos e roubos em compara√ß√£o a anos anteriores. Mais do que a quantidade de visitantes, alegramo-nos em saber que os que aqui estiveram desfrutaram de momentos merecidos de lazer. Esses indicativos comprovam que, apesar de termos muito ainda por realizar, tamb√©m temos todas as condi√ß√Ķes de construirmos um destino cada vez melhor.

Não menos importante é ressaltar a participação do GCVB na Unedestinos, entidade que congrega os principais CVBx nacionais. O órgão conta também com um Conselho Consultivo formado pelas entidades: ABIH, Abracorp, Abrasel, CNTur, Fohb, abr e Ubrafe, além de um corpo de consultores especializados.



* João Carlos Pollak é presidente do Guarujá Convention & Visitors Bureau.


Mais informações para a imprensa:
Fernando Pratti e Vitória Ruano
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 99612-8527
E-mail: atendimentorp@pressclub.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br