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Ponte estaiada Guaruj√°-Santos deve ficar pronta em 2012

Or√ßada inicialmente em R$ 500 milh√Ķes, a obra ser√° viabilizada atrav√©s de Parceria P√ļblico-Privada (PPP), com a cobran√ßa de ped√°gio no mesmo valor da tarifa de balsas

Se as obras da ponte estaiada entre Guaruj√° e Santos come√ßarem em 1¬ļ de janeiro de 2010, devem ser conclu√≠das em junho de 2012, considerando o prazo estipulado de 30 meses para a constru√ß√£o. Quem afirma √© o deputado estadual Paulo Alexandre Barbosa, presidente da frente parlamentar que discute e ap√≥ia a liga√ß√£o seca entre os dois munic√≠pios. Or√ßado inicialmente em R$ 500 milh√Ķes, o projeto ser√° viabilizado atrav√©s de Parceria P√ļblico-Privada (PPP), com a cobran√ßa de ped√°gio no mesmo valor da tarifa de balsas, que custa R$ 7,50 para ve√≠culos de passeio.

Em julho, especialistas das √°reas de arquitetura, engenharia e urbanismo, bem como associa√ß√Ķes envolvidas e √≥rg√£os p√ļblicos, a exemplo das prefeituras de Santos e Guaruj√°, v√£o se reunir para discutir o tra√ßado do projeto. O evento, que vai acontecer na Baixada Santista, ser√° promovido pela Frente Parlamentar em Defesa da Nova Interliga√ß√£o entre Santos e Guaruj√°, da Assembl√©ia Legislativa de S√£o Paulo e presidido por Paulo Alexandre Barbosa.

A data do encontro foi definida durante reuni√£o realizada na √ļltima quarta-feira (03) com o deputado Paulo Alexandre, o presidente do Guaruj√° Convention, Ricardo Roman Junior, o secret√°rio estadual dos Transportes, Mauro Arce, entre outros envolvidos.

"Estamos contratando o projeto b√°sico para a constru√ß√£o da ponte. Assim que tivermos conclu√≠do esta etapa, teremos condi√ß√Ķes de discutir a obra com a sociedade", explicou Arce. "A discuss√£o com a sociedade √© essencial. Esta √© uma obra esperada h√° muitas d√©cadas pela popula√ß√£o da Baixada Santista, mas √© preciso que ela seja devidamente debatida com a sociedade, por meio dos setores diretamente envolvidos na quest√£o. Isto √© imprescind√≠vel em raz√£o de ser uma obra de grande porte e que, portanto, causar√° grande impacto na regi√£o, sobretudo nas cidades de Santos e Guaruj√°", defendeu o deputado Paulo Alexandre.

Na oportunidade, Roman J√ļnior voltou a enfatizar a import√Ęncia do projeto para a quebra da sazonalidade do setor tur√≠stico. "A ponte √© um instrumento essencial para que possamos alavancar a taxa de ocupa√ß√£o da rede hoteleira de Guaruj√°, √≠ndice que hoje √© de 40% nos meses da baixa temporada", afirmou o presidente do Guaruj√° Convention & Visitors Bureau.

Projeto básico - Segundo o deputado, a secretaria está providenciando, com urgência, a contratação da empresa que fará a elaboração do projeto básico da ponte. Discutida desde a década 40, quando o urbanista Prestes Maia publicou o Plano Regional de Santos, a nova ligação visa eliminar a travessia de balsas, considerada a mais movimentada do mundo. Por dia, cerca de 25 mil veículos utilizam o sistema, atualmente administrado pela Dersa.

Alto custo - A constru√ß√£o de um t√ļnel submerso, hip√≥tese que chegou a ser divulgada pelo governador Jos√© Serra em 2008, foi descartada por quest√Ķes t√©cnicas e econ√īmicas. De acordo com Arce, o custo do t√ļnel seria ‚Äúcinco vezes maior‚ÄĚ. ‚ÄúO t√ļnel se tornou invi√°vel nas duas modalidades estudadas em fun√ß√£o dos custos e prazos envolvidos. Um t√ļnel pr√©-moldado ou feito por meio de escava√ß√Ķes na rocha seria dif√≠cil, porque ser√° no canal do Porto e o Porto n√£o pode parar‚Äô‚Äô, justificou o secret√°rio de Transportes.


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