Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - Guarujá Convention

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Turismo

Obras na Praia do Tombo, em Guarujá, começam nos próximos dias

Nos pr√≥ximos dias, as obras de reurbaniza√ß√£o da Praia do Tombo devem come√ßar. A empresa A. N. Engenharia e Constru√ß√Ķes foi homologada como vencedora da tomada de pre√ßos, conforme publica√ß√£o no Di√°rio Oficial do Munic√≠pio do dia 6 de setembro.

Os servi√ßos dever√£o come√ßar em cerca de 15 dias, segundo Mauro Ant√īnio Braga, presidente da Comiss√£o de Licita√ß√Ķes Permanente de Obras e Servi√ßos de Engenharia, da Secretaria de Planejamento e Gest√£o Financeira. A obra vai ter um custo total de R$ 466.487,89. A Prefeitura de Guaruj√° j√° havia conseguido, em fevereiro deste ano, a libera√ß√£o de R$ 410 mil do Minist√©rio do Turismo.

O projeto tem como objetivo atender aos critérios do Programa Bandeira Azul, que pode colocar o Tombo em um seleto grupo de praias do Mundo, que aliam beleza natural com preservação e educação ambiental.

Pelo projeto da Ong Ca√°-Oby, em parceria com a empresa Ambiente e Arquitetura, e aprovado pela Prefeitura de Guaruj√°, est√£o inclu√≠das nas obras: reforma do cal√ßad√£o, melhorias nos acessos aos portadores de necessidades especiais, sinaliza√ß√£o, instala√ß√£o de banheiros, demarca√ß√£o de vagas para estacionamento de pessoas com pouca mobilidade e coloca√ß√£o de piso podot√°til (especial para deficientes visuais), entre outras interven√ß√Ķes, al√©m da constru√ß√£o da sede do Centro Azul, que funcionar√° como Centro de Informa√ß√Ķes Tur√≠sticas do Munic√≠pio.

A Ong Caá-oby é a entidade promotora da implantação do Bandeira Azul. Segundo o coordenador de Projetos, Desenvolvimento e Pesquisa, Fábio Ribeiro Dip, a Ong já está organizando um calendário específico de educação ambiental para o Bandeira Azul, atendendo a uma das exigências do Programa.

O secret√°rio de Turismo de Guaruj√°, Valter Batista, ressalta a import√Ęncia do programa para a promo√ß√£o da cidade no exterior. ‚ÄúTrabalhamos para sensibilizar o Minist√©rio do Turismo sobre a import√Ęncia do Programa Bandeira Azul, o que poder√° torn√°-lo refer√™ncia na promo√ß√£o tur√≠stica das praias brasileiras, principalmente na Europa‚ÄĚ.

Para o presidente do Guaruj√° Convention & Visitors Bureau, Ricardo Roman Jr., o fato de a Cidade ter uma de suas praias concorrendo ao certificado √© um grande orgulho. ‚ÄúA Praia do Tombo √© a √ļnica de S√£o Paulo que pleiteia essa certifica√ß√£o. O fato de estarmos entre as 10 cidades concorrentes comprova a preocupa√ß√£o que temos com a conserva√ß√£o da natureza. Al√©m disso, o Bandeira Azul √© extremamente importante para a cidade, principalmente porque, para capta√ß√£o de eventos, esse certificado apresenta um enorme peso‚ÄĚ, declara.

Participam também do projeto a Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, como parceira nacional; e o Instituto Ambiental Ratones, como operador nacional; além da iniciativa privada e da comunidade.

Bandeira Azul ‚Äď √Č uma certifica√ß√£o internacional, institu√≠da pela Organiza√ß√£o n√£o-governamental (Ong) Foundation for Environmental Education (FEE), que tem sede na Dinamarca. A FEE tem como objetivo reconhecer as praias ao redor do mundo onde as belezas naturais s√£o valorizadas por interm√©dio da preserva√ß√£o ambiental.

Para obter o certificado, a praia candidata passará por um processo de monitoramento pelos próximos dois anos. Serão avaliados 29 critérios, como a qualidade da água, informação e educação ambiental, segurança, serviços e infra-estruturas de apoio.

A Praia do Tombo pode ser a primeira praia do litoral de São Paulo a ganhar o prêmio, integrando o seleto grupo de 3.200 praias do Mundo que já possuem o título. No Brasil, apenas dez praias pleiteiam o certificado. Em 2009, representantes da FEE virão ao Guarujá para a análise final. Se tudo estiver dentro dos critérios, o Tombo pode receber o Bandeira Azul.




Mais informações para a imprensa:
Fernando Pratti e Vitória Ruano
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 99612-8527
E-mail: atendimentorp@pressclub.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br