Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - Guarujá Convention

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Turismo

‚ÄúAeroporto de Guaruj√° √© o mais favor√°vel em termos de multimodalidade‚ÄĚ, diz ex-ministro

Para Ozires Silva, ex-ministro de Infra-estrutura e criador da Embraer, "o futuro aeródromo de Guarujá será o mais completo do Brasil"

A implantação do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá recebeu o apoio do ex-ministro de Infra-estrutura, Ozires Silva, que esteve em Santos, na quinta-feira (21), participando de um bate-papo com jovens empreendedores da Região.

Durante o evento, Silva, que √© um dos maiores especialistas brasileiros em avia√ß√£o, disse publicamente que o aeroporto de Guaruj√° √© o ‚Äúmais favor√°vel em termos de multimodalidade, porque tem estrada de rodagem, estrada de ferro, navios, avi√Ķes e ainda pode receber uma marina‚ÄĚ.

Para ele, o aer√≥dromo de Guaruj√° possui grandes vantagens e justificou: ‚Äún√£o h√° exemplo no mundo de aeroporto a cinco minutos do centro da cidade, mesmo que se use um barco. Isso √© excepcional‚ÄĚ.

O presidente do Guaruj√° Convention & Visitors Bureau, Ricardo A. Roman J√ļnior, comemora o apoio e declara: ‚ÄúTenho absoluta certeza que o aeroporto contribuir√° para a promo√ß√£o do desenvolvimento e crescimento econ√īmico de toda a regi√£o e conseq√ľentemente, a melhoria na qualidade de vida da popula√ß√£o do litoral paulista, assim como, toda a regi√£o sul de S√£o Paulo, Vale do Para√≠ba e ABC, sendo mais uma op√ß√£o para quem utiliza o transporte a√©reo‚ÄĚ.

O criador da Embraer, empresa l√≠der na constru√ß√£o de aeronaves para uso dom√©stico, tamb√©m deu sugest√Ķes para o projeto de implanta√ß√£o do aeroporto. ‚ÄúEu sugeriria at√© que, como a Base A√©rea hoje est√° sem miss√£o, pois o esquadr√£o operacional foi reduzido, pode-se desativar a base e transformar toda a √°rea em aeroporto civil‚ÄĚ.

Projeto ‚Äď O aer√≥dromo ocupar√° uma √°rea de 279 mil metros quadrados, nas depend√™ncias do N√ļcleo de Base A√©rea, em Vicente de Carvalho, e ter√° um terminal de passageiros de dois mil metros quadrados, com capacidade para 300 pessoas, al√©m de uma sala de embarque com 320 metros quadrados.

Os usuários terão à disposição 14 áreas para check-in, primeiro passo a ser efetuado pelo passageiro, além de seis lojas e um café. A área administrativa será em um mezanino no interior do terminal.

J√° o p√°tio de aeronaves ter√° capacidade para at√© tr√™s boeings 737 ‚Äď jato comercial mais vendido no mundo. Tamb√©m ser√° poss√≠vel o acesso por mar, com a constru√ß√£o de um terminal hidrovi√°rio de 215 metros quadrados, para receber embarca√ß√Ķes com passageiros.

O projeto já recebeu parecer favorável dos técnicos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), licença ambiental prévia pelo Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental (DAIA), ligado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado, e avais da Aeronáutica e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Nesta fase, a Administração Municipal está analisando e discutindo alguns pontos do termo aditivo do convênio de gestão compartilhada (definição das áreas civil e militar), enviado pela Aeronáutica.

O Minist√©rio do Turismo j√° destinou R$ 4 milh√Ķes para o aer√≥dromo. Al√©m disso, existe a possibilidade do projeto receber mais verbas, provenientes de emendas parlamentares.


Mais informações para a imprensa:
Fernando Pratti e Vitória Ruano
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 99612-8527
E-mail: atendimentorp@pressclub.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br