Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - Datagro

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Administração

Usinas priorizam mix de produção voltado ao etanol

20 de Setembro de 2013 – Canaviais no estado de São Paulo permanecem heterogêneos, com as regiões de Presidente Prudente e Araçatuba em condições regulares e as demais (Ribeirão Preto, Bauru, Piracicaba e São José do Rio Preto) em estado considerado bom pela equipe DATAGRO Crop Survey. Em geral, foi observado nas microrregiões do estado bom rendimento agrícola e menor rendimento industrial em relação à safra anterior.

O crescimento vegetativo diminuiu devido à queda nas precipitações, no entanto os níveis de ATR têm aumentado consistentemente. Ainda assim, os níveis de ATR permanecem abaixo do esperado. Em Agosto de 2012, cinco das seis regiões analisadas apresentaram níveis de ATR acima de 140 kg/tc, enquanto apenas duas regiões encontravam-se nesta categoria no mesmo mês deste ano. Este cenário se dá em decorrência das chuvas intensas em Junho e Julho, e consequente armazenamento de água no solo, além de indução floral em canaviais.

O período entre a segunda quinzena de Agosto e os primeiros quinze dias de Setembro foi muito seco e sem chuvas significativas, permitindo que usinas recuperassem parte do atraso nas operações de colheita e plantio. Como previsto, foram encerradas as operações de plantio de inverno, e agora usinas aguardam aumento das chuvas para iniciar plantio de cana de 12 meses.

As microrregiões de Bauru e Piracicaba sofrem com infestação de Sphenophorus levis. A praga atingiu níveis preocupantes no mês de Agosto. O besouro aparece logo após a colheita, quando há pedaços de cana fermentando no campo, e produz galerias nos rizomas da soqueira em brotação. A equipe DATAGRO Crop Survey observou também que há presença de broca em 3% a 4,5% dos canaviais do estado de São Paulo.

Até a segunda quinzena de Agosto o mix de produção priorizava etanol, direcionando 55,58% da oferta total de sacarose da safra à produção do biocombustível. A DATAGRO estima que a safra 2013/14 encerrará com mix de 54,7% em vista da recente valorização do dólar frente ao Real, o que aumenta a atratividade da exportação de açúcar e etanol.


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 996588766
E-mail: lhmiranda@pressclub.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br