Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - Datagro

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Agrobusiness

DATAGRO discute rumos do setor sucroenergético na abertura da Fenasucro

Considerada o fio condutor para a retomada da cadeia produtiva da cana-de-açúcar, a Feira levará para o interior de São Paulo, 550 empresas e mais de 35 mil profissionais

Sertãozinho, agosto de 2013 - A produtividade agrícola do setor sucroenergético brasileiro tem aumentado gradualmente desde a implantação do Proálcool, mas ainda é necessário alcançar novos patamares, com inovações que revigorem os ganhos e reduzam custos de produção, possibilitando assim mais competitividade ao segmento. Diante deste cenário e com o objetivo de criar um fórum independente de discussões dos temas que impactam direta e indiretamente a cadeia produtiva canavieira, a DATAGRO, maior consultoria de cana, açúcar e etanol do mundo, em parceria com uma das mais importantes entidades representativas do setor sucroenergético e de biocombustíveis, o Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (CEISE Br) e a Reed Multiplus, promotora com know-how no setor sucroalcooleiro realizam a DATAGRO CEISE Br Conference – FENASUCRO, evento técnico oficial de abertura da FENASUCRO - 21ª Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergético.

Em sua segunda edição, a conferência, que acontece no próximo dia 27 de agosto, das 8h30 às 16h, no Teatro Municipal “Profº Olímpia Faria de Aguiar Adami”, em Sertãozinho/SP, reunirá executivos de alto nível, especialistas, empresários e autoridades em cana, açúcar e etanol, para debater questões pertinentes ao setor, tanto em âmbito local quanto mundial. Dividido em cinco painéis, além da abertura e cerimônia de encerramento, o evento abordará os seguintes temas: Perspectivas do Mercado Mundial e Avaliação da Safra 2013/14 no Brasil; Desenvolvimento Econômico com a Diversificação do Setor Sucroenergético; Visão e Atuação do Setor Produtor; Política Industrial para o Setor Sucroenergético e Financiamentos para o Setor Sucroenergético.

Para o presidente da DATAGRO, Plínio Nastari, a Fenasucro é muito importante e vai sinalizar o início de retomada do setor. “Aquele déficit de matéria-prima, que existia há dois anos foi eliminado este ano e as demandas continuam crescendo com excelentes oportunidades a serem exploradas dentro e fora do Brasil”. Segundo o especialista, é necessário que a retomada, tão esperada, ocorra de forma organizada sem sobressaltos e sem a euforia como ocorreu na década passada, sendo sucedida por um período de estagnação. “Espero que esta retomada se dê de forma uniforme. Existe muita tecnologia nova no mercado para ajudar a aumentar a eficiência na área agrícola e industrial, eficiência que vai ajudar a competitividade do etanol e que vai trazer mais sustentabilidade econômica e ambiental para o setor. É disso que vamos tratar na conferência de abertura da Fenasucro”, completa.

Com a expectativa de reunir cerca de 400 líderes de negócios, especialistas e autoridades do setor sucroenergético, as inscrições já estão praticamente esgotadas, o que comprova a necessidade de se discutir os problemas e encontrar soluções para o desenvolvimento do segmento. “A Fenasucro sempre foi plataforma para disseminação de novas informações e para fomentar novas negociações no setor sucroenergético e isso foi o que aconteceu ao longo das últimas décadas. Independente das crises, a Feira nunca deixou de crescer e continuar a ser uma ferramenta para impulsionar o segmento”, assegura Fernando Barbosa, diretor da Reed Multiplus.

De acordo com o executivo, a retomada é irreversível, mesmo sem a previsão da instalação de novas usinas, pois é necessário fazer a manutenção das já existentes e os investimentos postergados até agora deverão ser feitos para atender a demanda da safra recorde. “Embora o momento ainda seja delicado, alguns indicadores econômicos apontam otimismo. Isso é o que indica a prévia da próxima rodada do ICFSS Reed Multiplus/Fundace”, diz, se referindo ao índice medido pelo Agrofea - Programa de Pesquisa em Agronegócio da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP, que reflete a avaliação dos gestores em relação à conjuntura econômica atual e as expectativas em relação ao sistema agroindustrial da cana-de-açúcar. Conforme mostram os primeiros dados, há uma grande expectativa para a entressafra deste ano com o aumento da demanda. “Os investimentos na parte agrícola tem influência nessa expectativa, pois significa aumento da produtividade e por consequência, aumento da demanda por novas máquinas e equipamentos”, conclui Barbosa.

Programação diversificada e de qualidade

Com a previsão de reunir 550 expositores e receber 35 mil visitantes qualificados de 20 estados brasileiros e 30 países e gerar cerca de R$ 2,2 bilhões, a 21ª FENASUCRO, terá outros eventos paralelos, além da conferência. O calendário da Feira se inicia no dia 26, com o Prêmio Mastercana Centro Sul. O evento realizado pelo JornalCana será realizado à noite no MAISON VS Clube Campo Vale do Sol. No dia seguinte, acontece a Solenidade de Abertura da FENASUCRO no espaço da feira. No Auditório do Centro Empresarial Zanini, acontece a 177ª Reunião do GERHAI - Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria – para debater o tema “Carreira e Sucessão”, das 8h às 14h.

Nos dias 27 e 28, das 8h às 13h, será realizado o Seminário Agroindustrial STAB/Canaoeste/GEGIS no Auditório da Canaoeste. Simultaneamente, no Auditório do Centro Empresarial Zanini, das 9h às 12h acontece o Seminário de Transporte e Logística; e à tarde, das 14h às 19h, o 1º Congresso de Automação e Inovação Tecnológica Sucroenergética, que terão mais um dia de palestras. Durante todos os dias de feira, no espaço APLA/APEX acontecem as Rodadas Internacionais de Negócio, das 14h às 20h. Já o Encontro de Produtores Canaoeste / Orplana mobilizará o setor no dia 30, no Auditório da Canaoeste, no período da manhã.

Serviço:

CONFERÊNCIA DATAGRO CEISE BR FENASUCRO

Data: 27 de agosto de 2013

Horário: 8h30 às 16h

Local: Teatro Municipal “Profº Olímpia Faria de Aguiar Adami”

Rua Washington Luiz, 1.131 – Centro - Sertãozinho, SP – Brasil

Mais informações em

www.datagroconferences.com.br

E-mail: conferencia@datagro.com.br

Mr Rômulo Porcino

romulo.porcino@datagro.com.br

+55 11 4193.4031

FENASUCRO - 21ª Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergético

Data: 27 a 30 de agosto de 2013

Horário: 13h às 20h

Local: Centro de Eventos Zanini, Sertãozinho, São Paulo

Mais informações em http://www.fenasucro.com.br/


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 996588766
E-mail: lhmiranda@pressclub.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br