Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - Datagro

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Agrobusiness

Clima favorável para o crescimento da cana de açúcar

18 de Abril de 2013 – Os canaviais da região Centro Sul este ano apresentam melhores condições do que aquelas observadas no mesmo período de 2012. Clima favorável na fase de crescimento da cana é a principal razão para esta condição.

Chuvas em quantidades maiores do que a normal histórica durante Março/13 e início de Abril/13 irão impactar positivamente a disponibilidade de cana a ser moída a partir do meio da safra. DATAGRO Crop Survey aponta que a boa qualidade da cana no Estado de São Paulo resultará em aumento significativo no rendimento agrícola, especialmente se comparado à safra anterior.

No entanto, as chuvas resultaram também em atraso do início das operações de colheita para algumas usinas, enquanto outras apenas interromperam a colheita mecanizada nos primeiros 10 dias de Abril/13.

Esta precipitação acima do normal impactou negativamente também o programa de plantio de 18 meses, que foi interrompido diversas vezes durante Março/13 e Abril/13. Se as chuvas persistirem, o perfil do plantio poderá mudar de 18 meses para 12 meses, impactando a próxima safra.

A cana colhida no início da safra tem apresentado bom potencial produtivo, mas contém níveis de umidade acima do normal, reduzindo expectativas quanto a ATR para o primeiro quarto da safra. Muitos produtores estão aguardando resultados de maturadores em uma tentativa de aumentar a concentração de açúcares.

Chuvas intensas no início das operações de moagem estão também impactando não só os níveis de ATR, mas também a quantidade de impurezas vegetais colhidas, causando perda industrial pelas fibras processadas.

Em geral, doenças e infestações estão sob controle. Enquanto a presença de cigarrinhas está decaindo, o nível de infestação de broca está crescendo. Ervas daninhas são também preocupantes no cenário atual, já que competem com a cana pela água e nutrientes do solo


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 996588766
E-mail: lhmiranda@pressclub.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br