Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - Datagro

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Agrobusiness

Boas perspectivas para a safra 13/14 - artigo

Boas perspectivas para a safra 13/14

Guilherme Nastari

O clima favorável, a elevada taxa de renovação dos canaviais em 2012, e tratos culturais realizados dentro das melhores práticas do setor são os elementos que justificam as perspectivas positivas para a safra de cana a ser processada em 2013/14.

A precipitação abundante no segundo trimestre e dentro de condições normais desde o final do ano passado, associada a temperaturas acima da média, impulsionaram o desenvolvimento dos canaviais a serem colhidos no início e meio da próxima temporada, gerando boas perspectivas de aumento do rendimento agrícola e industrial.

Embora a chuvas tenham sido menores do que a média entre Outubro e Dezembro, as temperaturas se mantiveram em nível elevado, o que favoreceu os canaviais nos estágios iniciais e médios de desenvolvimento, por demandarem menor volume de umidade para atingir o seu máximo potencial de crescimento. Para canas em estágios mais avançados, a chuva observada neste período não foi suficiente para atingir o pleno potencial de crescimento. Ainda assim, considerando todas as variáveis, a DATAGRO classificou o desenvolvimento dos canaviais na região Centro Sul como satisfatório, apontando para uma diminuição de falhas de brotação e recuperação do das plantas.

Contribuem também para o otimismo em relação à próxima safra os melhores índices de expansão e renovação da lavoura, que vão permitir uma nova redução da idade média dos canaviais e menores índices de infestação de ervas daninhas. A taxa de reforma dos canaviais é de aproximadamente 20,5%, aumento significativo à média de 15% dos últimos 12 anos.

Caso as condições climáticas mantenham-se próximas aos índices normais durante os dois primeiros trimestres de 2013, há expectativa de aumento no rendimento agrícola dos canaviais da região Centro Sul entre 7% e 9%.

Com um canavial melhor perfilhado e mais produtivo, as usinas devem melhorar a eficiência da colheita mecanizada, permitindo controle dos custos de CTT (corte, transbordo e transporte).

As preocupações permanecem, entretanto, no volume de chuvas observado em março, que agora precisam parar para que a safra possa começar, e nos impactos que a elevação do preço do diesel e da implementação da Lei do Descanso do Caminhoneiro (Lei 12.619/12) poderá causar no custo geral das operações agrícolas.

Estimamos que moagem de cana-de-açúcar na região Centro Sul do Brasil será de 587 milhões de toneladas no ciclo 2013/14, contra 532,3 milhões de toneladas da safra 2012/13.Este incremento assegura o abastecimento de etanol ao mercado interno, tanto hidratado quanto anidro, dando plena garantia de que haverá anidro suficiente para garantir o retorno da mistura de 25% na gasolina, a recuperação desejada de demanda do etanol hidratado, bem como o já esperado aumento nas exportações do biocombustível.

Para o mercado de açúcar, o cenário continuará dominado pelo fato de que a atual safra mundial, de 12/13, a se encerrar em 30 de setembro, é o terceiro ano consecutivo de superavit, e o preço da commodity continuará muito sensível a notícias sobre o desenvolvimento da safra em países-chave como India, Rússia, Tailandia, União Européia e Brasil.

Guilherme Nastari é mestre em agroenergia e diretor da DATAGRO.




Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 996588766
E-mail: lhmiranda@pressclub.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br