Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - Datagro

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Agrobusiness

estimativa de safra

20 de setembro de 2012 – O clima seco dos últimos meses influenciou positivamente a moagem de cana na região Centro-Sul (CS), permitindo níveis recorde. O ritmo de moagem está próximo ao potencial estimado, só não atingido por uma combinação entre desgaste de máquinas e mão de obra disponível pouco qualificada.

Além da influência na evolução do volume de cana moída, a ausência de volumes significativos de chuvas em regiões canavieiras da região CS desde meados de Julho/12 induziu a recuperação da quantidade de ATR disponível na cana de açúcar e a diminuição dos índices de impurezas minerais. Estas são responsáveis por aumentos nos custos de manutenção da indústria e perdas na eficiência de extração de açúcares.

A falta de chuvas a quase dois meses já impacta a safra 2012/13. A equipe de campo DATAGRO observou dificuldades na germinação de plantios de inverno e sintomas de seca em canaviais, principalmente os presentes em regiões de solos com menor capacidade de retenção de água.

Fenômeno de importância também à avaliação da safra é a ocorrência do florescimento, responsável por perdas no rendimento industrial da matéria-prima. Este foi observado na maioria das regiões canavieiras do estado de São Paulo e de forma mais expressiva na região de Ribeirão Preto, que representa 20,01% de toda a safra de cana do Centro-Sul, mitigando parte dos ganhos em ATR trazidos pelo clima seco.

Neste momento da safra 2012/13 na região Centro-Sul, observamos a recuperação do rendimento industrial, ainda 3,67% abaixo da média das últimas 04 safras até o mesmo período, e uma regressão expressiva nas expectativas de quantidade de cana bisada para a safra 2013/14.

Sobre a DATAGRO

A DATAGRO é a maior consultoria de etanol e açúcar do mundo. Produz análises diferenciadas, fornecendo ferramentas para uma melhor compreensão do mercado, agregando valor ao posicionamento comercial e estratégico de seus clientes: produtores, distribuidores de combustível, bancos, investidores e governos. A DATAGRO tem assessorado o governo brasileiro em iniciativas relacionadas a planejamento energético, desregulamentação da indústria, integração e disputas comerciais. A DATAGRO está também assessorando o desenvolvimento de etanol e biocombustíveis em várias regiões do globo.


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 996588766
E-mail: lhmiranda@pressclub.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br