Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - Datagro

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Agrobusiness

Encontro em Londres avalia futuro do setor sucroalcooleiro nacional

No dia 28 de junho foi realizado em Londres o Sugar & Ethanol Summit – Brazil Day. O evento foi organizado em conjunto pela DATAGRO e pela REBRASLON – Representação Permanente do Brasil junto aos Organismos sediados em Londres, do Ministério das Relações Exteriores (MRE). O evento teve o apoio principal da International Sugar Organization (ISO), com sede em Londres.

O objetivo do encontro foi levar a toda à comunidade financeira de Londres e das principais praças financeiras da Europa análises atualizadas sobre a situação atual e perspectivas do setor sucroalcooleiro no Brasil. O evento foi inaugurado conjuntamente pelo Embaixador Marcos Pinta Gama, Chefe da Representação Permanente em Londres (REBRASLON), e pelo Dr. Plinio Nastari, presidente da Datagro, e contou com a participação de representantes da International Sugar Organization, e do Secretario de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Gerardo Fontelles, representando o Ministro Mendes Ribeiro Filho.

Dr. Leonardo Bichara Rocha, economista sênior da ISO, abriu os trabalhos com a palestra sobre o status dos mercados mundiais de etanol e açúcar e o papel do Brasil. Em seguida foi apresentada a palestra sobre os desafios de acompanhar a demanda crescente por açúcar e etanol, apresentada pelo presidente da DATAGRO, Dr. Plinio Nastari, e coordenada pelo Sr. Flavio Castelar, diretor executivo do Arranjo Produtivo Local do Álcool (APLA). Logo após o coffee break, Gerardo Fontelles, Secretario de Produção e Agroenergia do MAPA, e Clayton Campanhola, ex-presidente da Embrapa, e atual presidente da Agencia Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) trataram do papel do açúcar e etanol na economia brasileira sob a perspectiva governamental. Esta apresentação foi coordenada pelo Dr. Luis Custódio Cotta Martins, coordenador do Fórum Nacional Sucroenergético e presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado de Minas Gerais (SIAMIG). O painel sobre o salto e avanços em produtividade e sustentabilidade, contou com a presença de Guilherme Nastari, diretor da DATAGRO, José Gustavo Teixeira Leite, diretor executivo do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), e Geraldine Kutas, Assessora Sênior para assuntos internacionais da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), encerrando os trabalhos da manhã com chave de ouro.

Os 154 participantes de 8 países, principalmente da área financeira, investidores institucionais e fundos de Londres, Paris, Amsterdam, Bruxelas e outros centros europeus, puderam apreciar o almoço de pratos refinados oferecido pelo Rabobank. O período da tarde teve início com a palestra sobre novos paradigmas em escala e competitividade, apresentado por Luís Roberto Pogetti, presidente do Conselho da Copersucar, e seguiu com temas sobre o planejamento para o futuro do setor, especificamente como a indústria está se organizando para atender a demanda crescente de açúcar e etanol. Este painel teve a participação de André Rocha, presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool de Goiás (SIFAEG), Antonio Padua Rodrigues, presidente da UNICA, e Luis Custodio Cotta Martins. O último painel, que analisou, sob a perspectiva dos financiadores, o financiamento de açúcar e etanol no Brasil, teve a participação de Ton van Nimwegen, Head of Wholesales Brasil do Banco Rabobank Brasil International, de Fernando Ferreira, analista sênior do Bank of America Merrill Lynch de Nova York, e Alexandre Figliolino, diretor do Banco Itaú BBA, no Brasil.

A avaliação dos representantes do setor financeiro indicou otimismo com o futuro e confiança na superação dos entraves de curto prazo. O sumário da conferencia foi de que, após enfrentar quatro anos sucessivos de reveses causados pela crise financeira de 2008/09 e eventos climáticos fora do normal, o setor encontra-se em recuperação. Os mercados de açúcar e etanol continuam em crescimento, e a recuperação da competitividade do etanol que já deve ser observada a partir da safra atual, será baseada no aproveitamento de um enorme potencial ainda disponível para capturar produtividade e eficiência no uso integral da energia da cana.

O Summit de Londres foi realizado no prestigioso Institute of Directors, IoD, localizado no Pall Mall, de Londres, tendo sido encerrado com cocktail oferecido a todos os participantes.

A REBRASLON

A REBRASLON é a Representação diplomática do Brasil junto aos organismos internacionais ligados a commodities, sediados em Londres, e coordena a ação do Brasil em temas ligados ao açúcar, etanol, café a cacau.

A DATAGRO

A DATAGRO é a maior consultoria de etanol e açúcar do mundo. Produz análises inovadoras e diferenciadas, fornecendo ferramentas para uma melhor compreensão do mercado, agregando valor ao posicionamento comercial e estratégico de seus clientes, como produtores, grandes consumidores, distribuidores de combustível, bancos, tradings, investidores e governos. Além disso, vem participando continuamente do desenvolvimento de projetos inovadores, assumindo a posição de um centro de excelência mundial na prestação de serviços no setor de açúcar e biocombustíveis.

Rene Arruda

DATAGRO | Sugar & Ethanol Market Analysis

Calçadas das Magnólias, 56 - Centro Comercial Alphaville | Barueri - SP, Brasil, 06453-032

T: +55 11 4133 3944 I rene.arruda@datagro.com.br I Follow us: www.twitter.com/datagro


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 996588766
E-mail: lhmiranda@pressclub.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br