Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - Datagro

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Agrobusiness

Encontro sobre Açúcar e Etanol em Londres discute futuro do setor no Brasil

No dia 28 de junho foi realizado em Londres o Sugar & Ethanol Summit – Brazil Day. O evento foi organizado em conjunto pela DATAGRO e pela REBRASLON – Representação Permanente do Brasil junto aos Organismos sediados em Londres, do Ministério das Relações Exteriores (MRE). O evento teve o apoio principal da ISO, International Sugar Organization, com sede em Londres.

O objetivo do encontro foi levar a toda a comunidade financeira de Londres e das principais praças financeiras da Europa, análises atualizadas sobre a situação atual e perspectivas do setor no Brasil. Foram apresentadas palestras com: (i) a visão da ISO sobre as perspectivas dos mercados de açucar e etanol no mundo, e a participação do Brasil nestes mercados; (ii) a visão da DATAGRO sobre o desafio atual da indústria brasileira em atender mercados em expansão, no Brasil e no exterior; (iii) a visão do governo sobre o papel deste setor na economia, e como ele se coaduna com a política geral para combustíveis; (iv) o que o setor tem feito no Brasil em termos de sustentabilidade; (v) qual a reserva de produtividade ainda a ser capturada, e quais os ganhos possiveis de competitividade no futuro; (vi) como os produtores estão se preparando para atender este crescimento, e superar o desafio recente de reveses climáticos; (vii) e qual a visão do mercado financeir sobre o desempenho do setor.

O evento contou com 154 participantes de 8 países, principalmente da área financeira, investidores institucionais e fundos, de Londres, e de outros centros financeiros europeus como Paris, Amsterdam, e Bruxelles.

O evento foi inaugurado conjuntamente pelo Embaixador Marcos Pinta Gama, Chefe da Representação Permanente em Londres (REBRASLON) e pelo Dr. Plinio Nastari, presidente da Datagro, e contou com a participação de representantes da International Sugar Organization, do Secretario de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gerardo Fontelles, representando o Ministro Mendes Ribeiro Filho. Palestrou representando o Ministro do Desenvolvimento, Industria e Comercio, Fernando Pimentell o Sr. Clayton Campanhola, ex-presidente da Embrapa, e atual presidente da ABDI – Agencia Brasileira de Desenvolvimento Industrial.

Representando o setor privado apresentaram suas visões o presidente do Conselho da COPERSUCAR, Luis Roberto Pogetti, o coordenador do Forum Nacional Sucroenergético, Luis Custodio Cotta Martins, o presidente do SIFAEG (Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol e Açúcar do Estado de Goiás), Andre Rocha, e o presidente da UNICA, Antonio Padua Rodrigues.

O diretor executivo do CTC, Gustavo Leite, apontou que desde o início do processo de diversificação da produção na direção do etanol em 1975, a produtividade passou de pouco mais de 2.000 para 7.000 litros de etanol por hectare, e que o potencial é de que este índice chegue a mais de 28.000 litros por hectare, com considerável aumento da competitividade do setor.

A avaliação dos representantes do setor financeiro indicou otimismo com o futuro e preocupação com a superação dos problemas de curto prazo. Participaram deste painel o diretor geral de atacado do Rabobank Brasil, Tom van Nimwegen, Fernando Ferreira, da Merryl Linch, e Alexandre Figliolino, do Itau BBA.

O sumário da conferencia foi de que, após enfrentar 4 anos sucessivos de reveses causados pela crise financeira de 2008/09 e eventos climáticos fora do normal, o setor encontra-se em recuperação. Os mercados de açucar e etanol continuam em crescimento, e a recuperação da competitividade do etanol já deve ser observada a partir da safra atual.

O Summit de Londres foi realizado no prestigioso Institute of Directors, IoD, localizado no Pall Mall, de Londres, tendo sido encerrado com cocktail a todos os participantes.

A REBRASLON

A REBRASLON é a Representação diplomática do Brasil junto aos organismos internacionais ligados a commodities, sediados em Londres, e coordena a ação do Brasil em temas ligados ao açúcar, etanol, café a cacau.

A DATAGRO

A DATAGRO é a maior consultoria de etanol e açúcar do mundo. Produz análises inovadoras e diferenciadas, fornecendo ferramentas para uma melhor compreensão do mercado, agregando valor ao posicionamento comercial e estratégico de seus clientes, como produtores, grandes consumidores, distribuidores de combustível, bancos, tradings, investidores e governos. Além disso, vem participando continuamente do desenvolvimento de projetos inovadores, assumindo a posição de um centro de excelência mundial na prestação de serviços no setor de açúcar e biocombustíveis.


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 996588766
E-mail: lhmiranda@pressclub.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br