Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - Datagro

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Administração

Artigo- Plinio Nastari

Nesta segunda-feira foi realizada reunião entre a presidente Dilma e quatro ministros para discutir medidas relacionadas ao setor do etanol, dentre elas a redução da mistura de anidro à gasolina -podendo até cair abaixo de 20%- e um maior controle da ANP Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) sobre a produção e a comercialização de álcool combustível.

Do ponto de vista técnico, não é possível reduzir a mistura abaixo de 20%. As frotas estão dimensionadas para usar gasolina contendo entre 20% e 25% de anidro.

Não existe nenhuma indicação de que os produtores não estejam comprometidos com a produção de anidro em volume suficiente. A redução da mistura só vai agravar a demanda adicional de gasolina pura, podendo gerar importação adicional desnecessária.

No curto prazo, há estoque de anidro suficiente que não está sendo escoado.

A safra que está iniciando traz a perspectiva de oferta crescente de etanol anidro e hidratado.

Tanto que, nas últimas duas semanas, o preço do etanol hidratado ao produtor caiu de R$ 1,66 para R$ 1,38 por litro, livre de impostos, redução ainda não sentida pelo consumidor.

O aumento do controle da ANP sobre a comercialização de etanol pode significar um avanço.

O etanol continua sendo comercializado no mercado à vista, com distribuidoras mantendo apenas um estoque mínimo operacional.

Caso as regras válidas para os derivados sejam estendidas ao etanol, poderá melhorar o planejamento desse mercado.

Na verdade, seria fundamental recuperar a competitividade do etanol com a gasolina em motores -que já foi de 81% em média em 1991, e hoje está em 70%- através de incentivos a inovações na industria automotiva, dando novo estímulo a expansão.

A expansão é, mais do que nunca, necessária, tendo em vista a demanda potencial representada pela crescente frota flex.

Essa medida introduziria elemento de incerteza, inibindo novos, necessários investimentos.

A flexibilidade industrial para fabricar açúcar ou etanol dependendo das condições do mercado é uma vantagem para os produtores e para o país, e não algo que deva ser combatido.

O fato de que a frota é flex, e pode se adaptar a essas condições, torna o Brasil um caso único e invejado mundo afora.

Os benefícios gerados pela produção e pelo uso em larga escala de etanol combustível são reconhecidos internacionalmente.

Os preços de açúcar e etanol observados recentemente foram resultado combinado de recorde de 30 anos no preço mundial do açúcar e de dois anos seguidos de clima anormal. O governo deve ter serenidade para transmitir a todos os agentes envolvidos na cadeia do etanol -consumidores, produtores, comercializadores e fornecedores de insumos- a tranquilidade necessária para que avanços continuem ocorrendo através de investimentos em expansão, modernização e ganhos de produtividade.

Afinal, a produção agrícola e industrial precisa crescer, até o final desta déca- da, dos atuais 620 milhões para mais de 1 bilhão de toneladas de cana, para atender à crescente demanda interna e externa.

PLINIO NASTARI é mestre e doutor em economia agrícola e presidente da Datagro Consultoria.


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 996588766
E-mail: lhmiranda@pressclub.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br