21/8/2003 14:56:00 | Arquivo | Empresas e Negócios

Falecimento Caio Alcantara Machado


Morre Caio Alcantara Machado, um pioneiro do moderno espírito empreendedor brasileiro



Morreu ontem, em São Paulo, aos 77 anos, Caio Francisco de Alcantara Machado. O criador da maior empresa de feiras e eventos empresariais da América Latina tem sua história ligada ao desenvolvimento da indústria brasileira. Ainda em meados da década de 50, Caio deu início à promoção de feiras e eventos no País, atividade pioneira para o mercado nacional. Hoje, mais de 600 feiras e 2000 eventos já foram realizados pela empresa idealizada por Caio de Alcantara Machado, fato que mostra sua influência na constituição da economia brasileira contemporânea.



As feiras da Alcantara Machado tiveram e têm papel marcante no fortalecimento da indústria brasileira e na internacionalização de nossa economia, ampliando o nível de competitividade das indústrias, auxiliando as exportações nacionais e facilitando o acesso das empresas às mais avançadas tecnologias disponíveis no mundo. A intensa movimentação de Feiras e Eventos que hoje conhecemos, fruto do pioneirismo de Caio de Alcantara Machado, gerou um grande número de novos investimentos e milhares de novos empregos em todo o País, como decorrência dos negócios surgidos durante os eventos, das vendas realizadas e das negociações iniciadas que resultaram na instalação de novas empresas, nacionais e internacionais, em nosso mercado local.



Por respeito ao espírito empreendedor e pioneiro de seu criador, a Alcantara continua no dia de hoje com a realização de suas Feiras. No Pavilhão Imigrantes, em São Paulo, por exemplo, está sendo realizada a 11ª edição da PhotoImageBrazil, que continuará com seus portões abertos e todas as suas atividades em funcionamento.



Ainda em vida, Caio de Alcantara Machado teve o reconhecimento público de sua obra. Foram 40 títulos e distinções recebidas, tanto nacionais como internacionais. Entre suas distinções se encontra, por exemplo, a comenda de "Chevalier de la Légion d´Honneur” outorgada pelo governo Francês em janeiro de 1976; e sua popularidade foi expressa pela escola de samba paulistana Sociedade Rosas de Ouro, que no carnaval de 2001, o homenageou com o tema-enredo “Quem Plantou o Palco, Hoje é o Espetáculo”, tendo sido classificada como Vice-Campeã do Carnaval da Cidade de São Paulo.



Informações: (11) 4197.9111 ou (11) 5067-1610



Mais informações para a imprensa:
 
Equipe Press Club
Press Club
Fone: 11 - 3082-7300
E-mail: pressclub@pressclub.com.br
Site: http://www.procultura.com.br