PROAGÊNCIA lançou curso de Gestão de Processos por e-learning
O Proagência – Programa de Desenvolvimento Setorial em Agenciamento e Operações Turísticas -, fruto de parceria entre Abav Nacional e SEBRAE, lançou em agosto de 2007, em âmbito nacional, o curso Gestão de Processos - através de e-learning. Encomendado ao Senac Rio (que detém notória especialidade na área), o programa visou capacitar os participantes, por meio de metodologia de análise prática e objetiva, à obtenção de melhoria consistente de desempenho.
Concebido para ser concluído em 12 horas, o curso permitiu que o participante definisse o tempo de estudo dos conteúdos e interagisse com tutor e demais membros do grupo. Cabe salientar que o tutor é o especialista do tema, responsável pela motivação dos participantes e mediador da comunidade de aprendizagem que se formou. Também foi ele quem avaliou, qualitativa e quantitativamente, o desempenho dos participantes. O conteúdo do curso foi disponibilizado no padrão Internet de navegação entre telas.
Uma vez detentor de login e senha, o participante pôde entrar no sistema para, assim, contar com ferramentas tecnológicas do ambiente administrativo (painel de avisos, assuntos gerais e e-mail) e ferramentas de interação do ambiente acadêmico (fórum, chat, e-mail, biblioteca, tarefas e bloco de notas). Todo o conteúdo e bibliografia recomendada, por exemplo, foram disponibilizados no ícone ‘biblioteca’.
Esta etapa do PROAGÊNCIA abriu a possibilidade de os Agentes de Viagens do Brasil todo usarem o instrumental da Internet em torno de um objetivo comum, que é a modernização das empresas através da capacitação de recursos humanos. Na prática, o que se buscou foram as condições para a melhoria de resultados.