Prevenção de acidentes com aves e linhas de alta tensão é discutida em evento da APHESP
O 3o Seminário Internacional de Segurança de Vôo da APHESP (Associação de Pilotos de Helicópteros do Estado de São Paulo), realizado nos dias 11 e 12 de maio, contou com a palestra do Cap. Sidney Velloso da Silva Júnior, do Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).
Soluções para o compartilhamento do espaço aéreo com aves e linhas de alta tensão e procedimentos corretos de prevenção foram alguns dos assuntos destacados. "Nenhuma aeronave está isenta desse perigo, pois mesmo uma ave de pequeno porte, quando em colisão com o equipamento, pode causar o impacto de toneladas", explica Velloso.
Para diminuir essas situações de risco, é necessário que se acabe com as áreas atrativas de aves próximas a aeroportos e helipontos – como depósitos de lixo, por exemplo –, que se reporte os casos de acidentes e que entidades competentes da Aeronáutica estejam envolvidas na resolução de casos malsucedidos.
Os aviadores experientes e autoconfiantes também devem ficar atentos às mudanças na rota. "O sucesso do passado não garante o sucesso do futuro", alerta o capitão, referindo-se à necessidade de constante atualização do profissional. "Consultar técnicos, estudar mapas e guias e aderir às normas de segurança são algumas maneiras de gerenciar o perigo".