Press Kit - SKAL%20SP

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Turismo

Andradas (MG) realiza 1º Fórum de Turismo

Evento aconteceu nas dependências da ‘Casa do Vinho’ de Andradas, cidade com pouco mais de 40 mil habitantes, localizada no sul de MG, na divisa com estado de SP. Foi promovido pelo Núcleo Setorial de Turismo da Associação Comercial, Industrial e Rural de Andradas (ACIRA-CDL) em parceria com a Prefeitura Municipal. Iniciativa teve por objetivo fomentar o turismo local e regional, e reuniu cerca de 130 pessoas de várias cidades.

Na programação, palestras sobre temas que fortalecem o desenvolvimento das atividades, que contribuem com a presença de visitantes na cidade durante o ano todo. Entre os temas abordados, destaque para ‘Organização local do turismo receptivo: parceria público-privada’; ‘Turismo é a bola da vez’; Turismo como fator de desenvolvimento econômico’; ‘Caminhos de um desenvolvimento sustentável’; ‘Compartilhando informações sobre o Sistema Municipal de Turismo da Prefeitura de Extrema-MG’; ‘Linhas de crédito para apoio ao turismo’; ‘Inteligência para o desenvolvimento do turismo’.

O presidente do Skål Internacional São Paulo e vice-presidente do Núcleo de Turismo da Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), Aristides de La Plata Cury, foi um dos palestrantes, convidado por Alberto Risso – Presidente do Núcleo Setorial de Turismo de Andradas e também Skålega. Cury enalteceu o desempenho de Risso e lembrou que “enquanto nas outras atividades da economia a parceria público-privada é bem-vinda, no Turismo ela é essencial”.

Para José Antônio Stivanin – Secretário de Turismo de Andradas, “temos de trazer para Andradas as boas práticas que outros municípios realizam no Turismo. Então nós queremos conhecer o que esse pessoal fez de bom, de diferente em relação a Andradas e que permitiu que o turismo fosse desenvolvido rapidamente nessas cidades”.

Outro palestrante, Fábio Pontes Ferreira – Secretário de Turismo de Brotas (SP), afirmou que “Andradas tem em comum com Brotas o meio ambiente. Falo de muitas cachoeiras; turismo de aventura e de contemplação. Esse evento serve para a troca de experiências, incluindo o case de Brotas”. O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Extrema (MG), Adriano Carvalho, na sua palestra, considerou que “o Fórum foi muito bem organizado, com palestrantes de primeiro time, uma troca de ideias muito rica”.

Já o prefeito de Bofete (SP), Dr. Dirceo Antonio Leme de Mello, falou das conquistas recentes do seu município, entre elas o status de MIT (Município de Interesse Turístico) e o prêmio Top Destinos Turísticos, iniciativa da ADVB e do Skål SP. “Aqui não vamos discutir turismo em âmbito municipal, mas da importância que o turismo tem para o Brasil sair da crise”, afirmou.

Rosana Fraga – Presidente da Acira, mostrou-se otimista sobre as perspectivas da atividade turística em Andradas. E o jovem prefeito Rodrigo Lopes pontuou que “grande parte dos investimentos vêm da iniciativa privada; o poder público tem um papel assessório, de fomentador”.

Após as palestras, os participantes manifestaram a satisfação de haverem adquirido mais conhecimento sobre o Turismo e o que é básico para implementar este grande gerador de emprego e renda. A ideia é colocar em prática, na cidade de Andradas, as ações que deram certo em outros municípios, por meio da elaboração de um Plano de Turismo participativo.

Evento Tradicional

O 1º Fórum de Turismo também foi palco para o lançamento da 54ª Festa do Vinho de Andradas, de 18 a 21 de julho, que será realizada no Estádio Juscelino Kubitschek. São esperados milhares de visitantes. Herança da imigração italiana no município, a Festa do Vinho de Andradas é um evento, que faz parte do calendário festivo da cidade, apresenta shows com artistas renomados da música sertaneja, barracas de alimentação de entidades locais, além de exposição e comercialização de vinhos e suco de uva de três vinícolas locais. Organizada desde 1954, a festa é uma herança da imigração italiana vinda especialmente da região norte da Itália, onde famílias se dedicavam ao cultivo das vinhas e à fabricação do vinho. 


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
E-mail: marily@pressclub.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br