Press Kit - SKAL%20SP

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Administração

SKAL-SP promoveu debate sobre criação de projeto de intercâmbio para jovens skalegas

Clube que reúne lideranças mundiais do setor turístico pretende investir em ação de intercâmbio para atrair jovens associados

Uma das formas de aprendizagem mais comum hoje em dia é a viagem de intercâmbio de jovens estudantes que buscam aperfeiçoamento, tanto profissional, quanto pessoal. Visando este panorama, o SKAL-SP promoveu um almoço-debate, na tarde desta quarta-feira (22), com o tema “Estruturando o SKAL Jovem”, que contou com a participação de skalegas e de convidados, no Novotel Jaraguá, em São Paulo.

“Estamos presentes em mais de 90 países e vamos usar isso como um diferencial para gerar oportunidade de experiências profissionais para atrair jovens ao nosso quadro de associados. Assim como em uma viagem de intercâmbio, além de estudar outro idioma, os jovens também vivenciam outras culturas, a ideia é compartilhar a força do networking do SKAL para proporcionar oportunidades reais de qualificação e capacitação às futuras lideranças profissionais do nosso setor”, afirmou Walter Teixeira, presidente do SKAL-SP, resumindo os objetivos da ação.

Teixeira abriu o almoço defendendo a importância de trazer para o SKAL pensamentos novos, alinhados às perspectivas e ideias capazes de arejar o desempenho da entidade, que reúne 500 clubes em todo o mundo. “Queremos implementar uma iniciativa inovadora, desenvolvida com pioneirismo no mercado de turismo, inicialmente, em âmbito nacional”, disse Teixeira. Considerando que o turismo funciona como vetor estratégico para o desenvolvimento sustentável, o debate realizado pelo SKAL-SP contou com a participação de estudantes de turismo, empresários e representantes dos diversos elos produtivos do setor. Compondo a mesa de convidados, estiverem presentes Dérik Lobo, gestor de negócios da NV Consultoria; Natália Cordeiro, consultora da Chias Marketing; Celso Garcia, diretor da operadora Central de Intercâmbio (CI) e Larissa Campos, estudante de turismo e colaboradora da CI – empresa que mantém estreito relacionamento e expertise no atendimento a milhões de jovens, no Brasil e no Exterior. O debate, moderado por Luiz Henrique Miranda, diretor de comunicação do SKAL-SP e de relações públicas do SKAL Nacional, focou inicialmente questões relativas ao mercado das viagens de intercâmbio, como referência à elaboração de um programa que seja atrativo para os jovens. Atraente e dinâmica, a pauta mobilizou a participação da audiência, resultando em inúmeras ideias interessantes, que devem agora embasar a realização de uma pesquisa de mercado.

“O intercâmbio motiva o estudante a entrar em sua área de atuação. Vejo o projeto proposto pelo SKAL-SP como algo vantajoso para a carreira de um jovem que esteja interessado em ingressar no mercado profissional de turismo ou buscar seu aprimoramento no setor. Observando a seriedade deste projeto, me coloco inteiramente a disposição como representante da CI”, declarou Celso Garcia. Do mesmo modo, os demais debatedores convidados reiteraram seu apoio à proposta do SKAL-SP, demonstrando a viabilidade da iniciativa. “Seria ótimo poder fazer um estágio em outras empresas do setor, para acumular experiência, obter parâmetros de comparação e crescer profissionalmente. Caso me fosse dada essa opção eu certamente aceitaria”, declarou Larissa Campos de Souza, estudante do último ano de turismo.

Como resultado prático, o debate realizado apontou uma série de ações que serão prontamente realizadas pelo SKAL-SP, tais como: formação de um banco de dados com a oferta de vagas de estágio nas empresas dos skalegas; pesquisa de mercado junto ao público jovem para dimensionar e qualificar o perfil da demanda e estudo de benchmarking dos programas de intercâmbio realizados pelo Rotary Club, União Estudantil, Programa Alper, entre outros.

Questionados pelo moderador do debate sobre quem dos presentes poderia, desde já, oferecer vagas de estágio para jovens skalegas, quase todos os empresários e executivos levantaram a mão. “Não restam dúvidas de que no Brasil, atualmente, existe um amplo mercado de jovens e de empresas interessadas em participar de um programa capaz de promover o intercâmbio de experiências profissionais, contribuindo com a capacitação e qualificação dos futuros profissionais”, sintetizou Garcia, que realizará a abertura de mais uma loja da CI, a terceira maior rede de varejo do setor de turismo no país. “Eu, inclusive, já pensei em investir na criação de prédios equipados para hospedar esses jovens, tendo como parâmetro a infraestrutura existente nos EUA”, declarou o empresário, ponderando que encontrar onde hospedar esses jovens é um dos desafios a serem enfrentados, lembrando que a residência dos próprios skalegas podem ser analisadas como alternativa.

Experiente e qualificado profissional da hotelaria, Carlos Roberto Bernardo, que é o atual General Manager na Pullman São Paulo Ibirapuera, manifestou potencial apoio, alegando apenas dificuldades relacionadas à formalização do vínculo de estágio, tendo em vista a burocracia vigente. Em contribuição, Garcia informou que a celebração de convênios com instituições do tipo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) ou Guia de Acesso, por exemplo, ajudam a solucionar o problema. Ao final, após várias manifestações, concluiu-se que o mais importante é dar o primeiro passo, podendo ter início o programa de intercâmbio de experiências profissionais para jovens skalegas a partir da oferta de estágios no âmbito da própria cidade de residência.

Ainda, durante o almoço temático promovido pelo SKAL-SP o jovem executivo Max Santinelli da empresa Viagem Prime, recebeu o pin do presidente Walter Teixeira, tornando-se o mais novo integrante da entidade.

Ao final, além de reiterar agradecimentos à imprensa presente, homenageando em especial o empresário skalega Guillermo Alcorta, pelo aniversário de 20 anos do Jornal Panrotas, o presidente do SKAL-SP anunciou, em primeira mão, que no próximo dia 27 de setembro, a entidade realizará em São Paulo o seu tradicional almoço anual em homenagem a um profissional de destaque no setor. O homenageado neste ano será Eloi D´Ávila de Oliveira, presidente do Grupo Flytour. Todo o trade turístico foi convidado, embora as vagas sejam sempre limitadas. Em breve, o SKAL-SP prometeu divulgar mais detalhes sobre o seu próximo evento.

Clique aqui para acessar a galeria de imagens.


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
E-mail: marily@pressclub.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br