Press Kit - SKAL%20SP

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Empresas e Negócios

Discurso de posse do Presidente Walter Teixeira

SKAL: a mesma marca em culturas distintas

Com a globalização a velocidade da comunicação é "frenética". A possibilidade de aproximação e interligação entre as organizações e seus públicos está cada vez maior, enfraquecendo, assim, as fronteiras existentes. As pessoas também podem estar mais próximas. Porém, as diferenças culturais permanecem muito acentuadas.

Além de uma comunicação ágil e fácil ao púbico, empresas e líderes no globalizado setor do Turismo devem se preocupar com sua adaptação às diversas culturas - com as quais interagem ou pretendam interagir. Em última instância, todos nós, na Era da Interatividade, com avanço de modernos recursos oferecidos a baixo custo; da tecnologia da informação, já interagimos ou podemos fazê-lo cada vez mais. Na Web todos obtêm acesso rápido para agir e poder alcançar excelentes resultados - valorizados na vida real. Em especial, boas amizades.

Por isso, bem-vindos todos vocês! Algumas ausências sentidas, mas todas justificadas. Ficamos honrados por reunir nesta noite de festa, cada um de vocês.

A mesma marca SKAL em culturas distintas. Há 75 anos, agregando, por vezes com maior vigor - como é o caso, aqui no Terraço Itália, esta noite -, muitas das principais lideranças do Turismo. Pergunto a vocês: pode haver algo de maior valor e com mais força do que esta rede de alcance global, dedicada à cooperação? Desconheço o que possa ser mais valioso do que um movimento ético, compromissado com os valores da amizade entre profissionais do nosso Setor.

Ao todo atuamos em cerca de 100 países; interligados no apoio a valores indispensáveis para a valorização da vida no Planeta. Refiro-me ao acróstico de expressão sueca, que compõe as quatro letras presentes na marca SKAL: S undhet (Saúde); K arlek (Amizade); A lder (Longa Vida); L ycra (Felicidade). Em resumo, SKAL significa saudação de alegria e é usada pelos escandinavos cada vez que erguem copos em brindes de saudação recíproca.

Para mater o hábito, proponho que façamos agora um brinde para o nosso amigo, Manuel Nogueira, da JVS Agência de Viagens e Turismo, que desenvolveu um excelente trabalho na presidência do SKAL-SP e ainda muito contribuirá com o nosso movimento. Manuel, nós viemos para, a partir da cidade de São Paulo, ajudar a projetar a força de união.

Devemos aproveitar o palco econômico de maior pujança na América do Sul - a nossa querida cidade de São Paulo -, para enfrentar qualquer ameaça de crise. Nossas armas, nossas amizades. Nossa luta: a cooperação entre profissionais do Turismo.

Vamos intensificar ações de integração, investir em network. Logo de início, com foco no outro lado do mundo. Refiro-me à Austrália. Lá, como em tantos outros cantos do Planeta, não faltam oportunidades de bons negócios. De cá para lá e lá para cá. Como ensina o Turismo: é uma via de mão-dupla. Com campanhas de aproximação e cooperação, desenvolveremos junto a consulados e câmaras de comércio, encontros de aproximação. Cumpriremos nossa missão, com afinco, até o final do nosso mandato, em 2012. Até lá todos nós teremos ampliado de maneira significativa a nossa rede de cooperação. Uma longa jornada requer um passo de cada vez.

Nosso compromisso é revitalizar 75 anos de história e dedicação em defesa da Saúde, Amizade, Longa Vida e Felicidade.

Conto com uma diretoria formada por amigos e constituída por profissionais (imagem no telão, com legenda se possível: nome, cargo instituição) da mais alta e reconhecida competência em suas respectivas áreas de atuação - áreas que são de fato e de direito distintas, mas complementares. Estou confiante de que teremos êxito nessa empreitada.

Objetivos estatutários

Desenvolver a amizade e o entendimento entre os profissionais do turismo;

Através do turismo internacional, estimular no mundo todo, a solidariedade e a compreensão mútua;

Colaborar no desenvolvimento profissional de seus associados e, em especial, dos jovens que estejam trabalhando ou preparando-se para indústria de viagens e de turismo;

Divulgar, entre os sócios, a existência e a finalidade do FUNDO FLORIMOND VOLCKAERT.

Minha contribuição

Há mais de três décadas atuo profissionalmente no Turismo, interagindo com outros setores, como instituições bancárias, administradoras de cartões de crédito, novos meios de pagamento, programas de assistência, seguro, redes hoteleiras, hotéis independentes, empresas de locação, companhias aéreas, veículos de comunicação, empresas de TI, entre outros.

Acredito que é possível, necessário e urgente, resgatarmos antigos ideais, que deram origem ao SKAL, para mobilizar ações organizadas de cooperação. Cada um de nós, profissionais que buscam a prosperidade ao propiciar bem-estar para quem viaja, a negócios ou a lazer, tem o direito, merece compartilhar das boas amizades.

Os modernos recursos tecnológicos podem aproximar e não devem afastar os amigos. Unidos por valores éticos, todos podemos obter valiosos ganhos de escala. Acumularemos força compatível à nossa capacidade de organização e mobilização. Dizem que "quem bem divide, bem filosofa". Por isso, minha contribuição será organizar, com ativa participação de todos vocês, o calendário de atividades para o SKAL-SP até 2012. Com metas claramente definidas e muito trabalho, investiremos na gestão de processos e adotaremos sistemas eficazes para a promoção, o resgate e a ampliação do movimento SKAL-SP, como plataforma dinâmica e eficiente de interagir com os velhos e os novos amigos, cada vez mais e melhor.


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
E-mail: marily@pressclub.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br