Press Kit - Guarujá

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Administração

Guarujá renova oferta turística na fase emergencial

Destino define Ordenamento Turístico e Capacitação de Carga das Praias da APA – Área de Proteção Ambiental da Serra da Guararu

Foi realizada, em Guarujá, a primeira reunião do Grupo de Trabalho que acompanha os estudos de Ordenamento Turístico e Capacidade de Carga das Praias da Área de Proteção Ambiental da Serra do Guararu (APA Serra do Guararu) no destino. Isso se deu no momento em que o governador de São Paulo, João Doria, anunciava a implantação da Fase Emergencial do Plano SP, na semana passada, com aumento das restrições em 14 atividades.

O projeto, desenvolvido pela Fundação Vanzolini e coordenado por professores da Universidade Federal de São Paulo, conta com acompanhamento de titulares do Conselho Gestor da APA – o que confere ao estudo importante caráter participativo. “Envolver a população residente garante adoção de boas práticas e o bem receber dos veranistas e turistas”, afirma Maria Laudenir de Oliveira, a Lau, presidente do Guarujá Convention and Visitors Bureau – Visite Guarujá.

A primeira fase do projeto oferece o diagnóstico das praias da APA e suas vias de acesso; aspectos importantes da cidade, que precisam de instrumentos de gestão e ferramentas que auxiliem nas tomadas de decisão sobre a proteção dos ecossistemas, dos patrimônios culturais e arqueológicos e da comunidade que compõem a região.

“Fortalecer, ainda mais, a gestão e a proteção da nossa importante Unidade de Conservação consolida a vocação de Guarujá como destino atrativo a diferentes nichos de mercado quem compõem o segmento do ecoturismo”, avalia Fábio Santos, secretário de Turismo do município.

De acordo com o cronograma da Secretaria de Meio Ambiente, na segunda etapa serão analisadas e escolhidas as metodologias de Capacidade de Carga de Praia a serem utilizadas. Objetivo: identificar o cenário mais adequado para que o turismo nas praias seja realizado de forma harmoniosa e sustentável, “respeitando os limites que cada local consegue suportar de turistas”, resume Sidnei Aranha, secretário de Meio Ambiente.

“O momento é de planejar e renovar a oferta turística, com foco no Ecoturismo, que é capaz de contribuir com a quebra da sazonalidade da demanda. E de elevar, cada vez mais, perfil e tempo de permanência dos turistas que nos visitam em busca de Sol e Praia”, conclui Lau.

Informações detalhadas estão disponíveis no viste do Guia de Praias do site Visite Guarujá.




Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: marily.amigo@gmail.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br