Press Kit - Guaruj%C3%83%C2%A1

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Administração

Museu do Guarujá resgata patrimônio histórico

Espaço localizado no complexo da Fortaleza da Barra Grande recebe, até abril, mostra “Lugares da Memória”

Foi aberta nesta quinta-feira, 11 de dezembro, dentro do Museu Histórico da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, no patrimônio localizado em Santa Cruz dos Navegantes, a exposição itinerante “Lugares da Memória: Resistência e Repressão em São Paulo”, que fica no local até o dia 26 de abril, com entrada gratuita de terça a sexta-feira, das 9h às 17h e aos finais de semana, das 10h às 18h. A exposição contém arquivos de imagens, fotos e outras mídias de lugares de manifestações e repressão no Estado de São Paulo.

O primeiro museu da cidade está em processo de levantamento de peças para o seu arquivo, mas já recebe exposições itinerantes. O equipamento promete resgatar e proteger a identidade da comunidade guarujaense e transformar o antigo conjunto arquitetônico militar em um atrativo turístico renovado, de reconhecimento internacional.

“O Museu Histórico como equipamento cultural e turístico totalmente revitalizado é uma conquista inestimável para o Guarujá. Nossa cidade tem na Fortaleza da Barra um espaço de preservação de sua memória e os turistas gozam de mais um local pronto para recebê-los o ano todo”, avalia João Carlos Pollak, presidente do Guarujá Convention & Visitors Bureau.

Breve Histórico

A Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande foi erguida pelos espanhóis em 1584, em um esporão rochoso situado de frente ao estuário de Santos. Suas paredes e muralhas espessas, construídas com grandes blocos de pedras, chamam a atenção. Foi desativada em 1911, ficando abandonada e deteriorada com a ação do tempo. Em 1960 voltou para o Círculo Militar e recentemente foi restaurada e reaberta para visitação como o primeiro museu da cidade do Guarujá. É garantia de um passeio muito agradável, repleto de história e belezas naturais.

Serviço:

Museu Histórico da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande

Rua Messias Borges, 380, Praia de Santa Cruz dos Navegantes, Guarujá/SP.

Tel: (13) 3384-6194, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h.


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: marily.amigo@gmail.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br