Press Kit - Guarujá

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Turismo

Guarujá (SP) registra 100% de ocupação hoteleira

Temporada de verão 2011/2012 já é a melhor da história da cidade, que deve ganhar mais 900 leitos até 2014

O Guarujá terminou o ano de 2011 e iniciou 2012 com chave de ouro. Segundo o Guarujá Convention & Visitors Bureau (GCVB), esta é a melhor temporada da história do município, durante a qual foi registrada 100% de ocupação nos hotéis entre o período de Natal e réveillon.

Para a presidente do GCVB, Lau de Oliveira, “este cenário é devido à consolidação da cidade como destino turístico líder de demanda no Brasil. Conseguimos resgatar o glamour que o Guarujá tinha antigamente”, afirma. Além disso, com o investimento de R$ 1,4 bilhão para o trabalho de afastamento e tratamento de esgotos desenvolvido pela Sabesp na Baixada Santista, o município conquistou o menor índice de ocorrências de doenças, como viroses e dengue, que totalizatram apenas 16 casos em 2011. Neste ano, até o momento nao houve nenhum registro pela Secretaria da Saúde de Guarujá. O programa pretendia elevar o índice de coleta de esgoto e tratar 100% do coletado.

A secretária de Turismo de Guarujá, Maria Eunice Grötzinger, afirma que “o sucesso desta temporada também é resultado do reforço na segurança e da intensa programação de verão que os empreendimentos prepararam para o público, com o apoio da divulgação feita pela Prefeitura Municipal de Guarujá”. No período que compreende as festas e início de ano, foram registradas pela Central de Monitoramento da Guarda Civil Municipal de Guarujá, apenas 26 ocorrências, incluindo, dentre outras, afogamentos, acidentes de trânsito, incêndios e pequenos furtos.

O município encerrou o ano de 2011 com 1,6 milhão de visitantes, 200 mil a mais do que em 2010. O Ferrareto Hotel, por exemplo, pioneiro no destino, tem atingido 100% de ocupação aos finais de semana. Segundo o gerente de Recepção, Ary Ribeiro de Carvalho, “esse verão tem sido muito melhor do que o do ano passado. Mesmo durante os dias de semana estamos com ocupação superior à de 2010”. Sobre a satisfação dos clientes, ele afirma: “os hóspedes estão mais satisfeitos nessa temporada, pois a segurança está reforçada e o clima, agradável”. A previsão para os meses de janeiro e fevereiro continua positiva, com destaque para o Carnaval de 2012, no qual a expectativa é de 80 à 100% de ocupação.

O fato da Praia do Tombo, localizada no Guarujá, ser a primeira praia urbana da América Latina a conseguir manter e renovar por mais um ano a Bandeira Azul, confirma o potencial turístico do local, pois tal título tem como critérios não apenas a qualidade da água, mas também informação e educação ambiental, conservação do meio ambiente local, segurança, serviços e infraestrutura de apoio. A certificação internacional é concedida pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FEE), que congrega mais de 50 países e avalia as condições das praias do mundo todo.

As praias da Enseada e das Pitangueiras também merecem destaque pela sua infraestrurura, já que em alguns bares à beira-mar é possível se conectar à internet wi-fi. Além disso, a cidade possui a maior capacidade hoteleira do litoral paulista, com 9 mil leitos disponíveis e divididos em 67 hotéis, pousadas, flats e resorts. A previsão é de que esse número tenha aumento de 10% nos próximos anos em termos de ampliação da rede hoteleira, chegando a obter mais 900 vagas até a Copa do Mundo, em 2014. Em 2007, o município contava com 7 mil leitos, o que significa que o Guarujá ganhou 2 mil leitos em 4 anos.


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: marily.amigo@gmail.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br