Press Kit - Guarujá

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Política

Carta Aberta ao Governador Geraldo Alckmin

A sociedade civil organizada e mobilizada pelo Guarujá Convention & Visitors Bureau e Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, contando com ativa participação de várias entidades, se juntou ao poder público, dia 4 de março do ano passado, em mais uma audiência, para discutir e repercutir a importância da construção de uma ponte, para ligar as cidades de Guarujá e Santos. Quase um ano depois, somos surpreendidos com notícias desencontradas na imprensa que afirmam que o projeto defendido por Vossa Excelência, obra de fato indispensável ao desenvolvimento regional, teria sido “colocado na geladeira” e, pior, por decisão de Vossa Excelência, sob alegação de que seria necessário “reavaliar prioridades”.

Lamentamos o fato e conclamamos a Frente Parlamentar em Defesa da Ligação Seca Santos Guarujá, oficializada pelo Ato n.º 44, da Presidência da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, em 5 de junho de 2008, sob liderança do Deputado Estadual Paulo Alexandre Barbosa, para novamente unir forças com a Prefeitura Municipal de Guarujá, Câmara de Vereadores e entidades que, desde o início, demandam a ponte. Entre elas, Rotary Club, Associação Comercial e Empresarial de Guarujá (ACEG); Clube de Diretores Lojistas de Guarujá (CDL); União das Associações e Entidades Comunitárias e Assistenciais da Ilha de Santo Amaro (Unaisa), Associação Médica do Guarujá e Associação dos Quiosqueiros do Guarujá.

Confiamos nosso apoio à realização da obra que, conforme a vossa promessa de campanha, seria iniciada no prazo de 30 meses e sem instituir a cobrança de pedágio. Poucas vezes na história do Guarujá vimos três setores da sociedade tão integrados como nesses tempos. A população, a sociedade civil organizada, por meio das entidades, e os órgãos do governo, trabalhando em prol de um bem comum.

A ligação seca entre as duas cidades, que foi idealizada em 1947 por Francisco Prestes Maia, autor do Plano Regional de Santos, encontra farta argumentação a seu favor, desde então. Naquela época, o arquiteto e urbanista defendia, no mínimo, três novos acessos entre as duas cidades. Durante esse período foram feitas várias tentativas para a realização da obra, mas todas fracassaram por falta de recursos e de vontade política. Transcorridas seis décadas, a realidade atual comprova a movimentação de 25 mil veículos e 15 mil ciclistas por dia que fazem a travessia de balsa, sendo que 80% das pessoas que utilizam o sistema administrado pela Dersa se deslocam entre as duas cidades para trabalhar e estudar.

Em nome do bom-senso e, ainda, confiando na sensibilidade política e capacidade de Vossa Excelência, como administrador, solicitamos um esclarecimento sobre a continuidade ou não do projeto e aproveitamos para renovar pleito pelo imediato início das obras.

Maria Laudenir C. S. Oliveira

Presidente

Guarujá Convention & Visitors Bureau

João Marcelo Stuque

Presidente

Associação Comercial e Empresarial de Guarujá

Olivan Belarmino

Presidente

Câmara de Dirigentes Lojistas de Guarujá

Marcelo Nicolau

Presidente

Associação dos Quiosqueiros de Guarujá

Valberto Almeida de Sousa

Presidente

Rotary Club Guarujá

Dr. Augusto Bustamante

Presidente

Associação Médica do Guarujá

João Borges

Presidente

União das Associações e Entidades Comunitárias e Assistenciais da Ilha de Santo Amaro


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: marily.amigo@gmail.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br