Press Kit - Guaruj%C3%83%C2%A1

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Administração

Guarujá: palco para o desenvolvimento sustentável do turismo

O Guarujá Convention and Visitors Bureau (GCVB) informa que a documentação necessária para o credenciamento da Praia do Tombo ao selo internacional Bandeira Azul foi encaminhada, nesta semana, ao Júri Nacional, em Brasília. No início do mês de julho, o material que defende a candidatura da Praia do Tombo à conquista da Bandeira Azul já havia sido entregue para Marinez Scherer, presidente do Instituto Ambiental Ratones (representante nacional da instituição dinamarquesa Foundation for Enviromental Education – FEE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação).

A FEE, como fundação credenciada pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela Unesco, para avaliar a balneabilidade de praias e marinas ao redor do mundo, é quem concede o selo Bandeira Azul. “Recebendo o selo a Praia do Tombo pode ser a primeira praia do litoral de São Paulo a contar com este importante e valioso reconhecimento internacional, o que mostra o comprometimento de Guarujá com a sustentabilidade”, afirma Ricardo Roman Júnior, presidente do GCVB.

Guarujá também tem chamado atenção fora do país com a criação e instalação das chamadas duchas ecológicas na orla. Trata-se de um equipamento inédito (veja fotos), de patente brasileira, que nasceu em Guarujá. Criado pelo engenheiro Armando Fantini, para garantir máxima comodidade aos banhistas que, em sua grande maioria, preferem uma boa ducha para tirar o sal do corpo, o projeto foi batizado de Refresh Brasil. A novidade pode ser desfrutada pelos banhistas, em Guarujá, sem custo. “Hoje, podemos encontrar 51 equipamentos distribuídos pelas praias de Guarujá, devido a uma parceria entre o GCVB, a Associação dos Quiosqueiros e a Empresa Refresh Brasil, nossa associada”, comemora Roman.

O equipamento vem ao encontro da sustentabilidade; uma vez que, funciona por meio de um filtro de areia e um dosador de cloro. Bastando enterrá-lo na areia para receber uma ducha com dois litros de água com 95% a menos de salinidade a cada bombeada, sua utilização pode diminuir o custo com a água potável para banho em até 80%, formatando a idéia de bem estar e economia. E o projeto conta também com o apoio as Secretaria do Meio Ambiente de Guarujá e do IBAMA. Em ofício (n.º 104/2010) expedido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, a chefe do Escritório Regional em Santos, Ingrid Maria Furlan Oberg, declara que: “Além de viabilizar a economia de água e energia elétrica, (o Refresh Brasil) comprova, com sucesso, a possibilidade de produtos sustentáveis atenderem às necessidades comum do dia a dia”.

No contexto do desenvolvimento sustentável do turismo, Guarujá também é referência, pelo trabalho inovador desenvolvido pela ONG Instituto Litoral Verde. A organização não governamental tem como objetivo disponibilizar à população o Parque Ecológico da Serra do Guararu, a ser viabilizado na Estrada Guarujá-Bertioga, cuja serra está no chamado “rabo do dragão”.

De acordo com o projeto, serão implantados vários equipamentos ao longo do percurso, tais como: tirolesa, caminhada nas alturas, observatório de pássaros, rapel, entre outros, sempre com o apoio de monitores especializados, intensificando o turismo na Região com respeito e valorização da flora e da fauna local.

“Estamos apoiando esta iniciativa que atrairá mais visitantes para a nossa cidade. O trabalho já está sendo feito e logo divulgaremos os roteiros turísticos ecológicos de Guarujá”, acrescenta Roman.


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: marily.amigo@gmail.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br