Press Kit - Guaruj%C3%83%C2%A1

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Turismo

Discurso do presidente do GCVB na abertura do 3ª Festival Gastronômico de Guarujá

Discurso Ricardo Roman Jr. Proferido na cerimônia de abertura do terceiro Festival Gastronômico de Guarujá, em 01/09/2009, no Delphin Hotel Guarujá.

Senhoras e senhores, boa noite.

É com muita satisfação que, nesta oportunidade, constatamos um importante fato: o Festival Gastronômico de Guarujá chega à 3ª edição e consolida a sua posição de maior evento do gênero na Região.

A partir de hoje, até 18 de outubro, cerca de 50 restaurantes, bares e quiosques vão oferecer o que há de melhor na culinária regional, nacional e internacional.

O evento, que já nasceu com grandes perspectivas de expansão, gerou, desde o seu lançamento, resultados além do esperado.

Foi no final de 2006 que o Guarujá Convention & Visitors Bureau começou a idealizar o Festival. Naquela época, a entidade imaginava realizar o que de fato já pode ser considerada uma das principais atividades fomentadoras do turismo no Guarujá.

Mais do que sol e praia. Mais do que infra-estrutura e serviços de hospedagem com qualidades reconhecidas. Mais do que ter atrativos adequados para quem realiza eventos corporativos. Mais do que ser ponto de encontro para o turista de todas as idades. Mais do que ser capaz de atender e de encantar diferentes tribos, a Ilha de Guarujá se consagra, em definitivo, pela alta gastronomia que encontra no respeito ao meio ambiente a sua razão de ser.

A idéia do Guarujá Convention era associar o setor gastronômico ao recém criado GCVB e discutir a formatação de um Festival que pudesse aumentar o fluxo de turistas, diminuindo a sazonalidade, incrementando a rede hoteleira e posicionando Guarujá como destino repleto de ótimas opções gastronômicas; de incontestável qualidade e diversidade de restaurantes, bares e bistrôs. A entidade queria ampliar a visibilidade da Ilha de Santo Amaro também como o melhor destino do segmento.

Para viabilizar o projeto nos reunimos com empresários do setor de alimentos e discutimos a formatação do Festival.

Depois que todos os envolvidos concordaram com as propostas, o próximo passo da entidade foi buscar apoio local para o evento, solicitando parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Guarujá e a Prefeitura Municipal de Guarujá, que prontamente concordaram em nos ajudar.

A 1ª edição do Festival foi realizada pelo Guarujá Convention & Visitors Bureau com apoio da Associação Comercial e Empresarial de Guarujá, da Prefeitura Municipal de Guarujá e da Secretaria Municipal de Turismo, entre 10 de agosto a 09 de setembro de 2007. Contou com 22 estabelecimentos participantes e teve como eventos paralelos o Festival de Folclore de Guarujá, Cine 8 e meia, Clube da Orla e Corrida de Garçons. Gerou um total de R$ 207.790,00 em mídia espontânea. O evento teve o patrocínio ainda do Ministério do Turismo e da Visa.

Já na sua 2ª edição, como o Guarujá Convention já tinha dado pontapé inicial - inclusive com apóio financeiro – para a realização do evento, o conselho diretor da entidade deliberou a criação de um comitê organizador formado por 8 integrantes de entidades envolvidas e representantes do setor gastronômico, que decidiram transferir a organização do evento para a Associação Comercial de Guarujá por duas razões: a Associação tinha mais estrutura para conduzir o Festival e o Guarujá Convention queria manter a sua finalidade como apoiador de eventos, e não organizador.

Com apoio do Convention Bureau e da Associação dos Quiosqueiros de Guarujá, essa edição do Festival contou com 45 estabelecimentos participantes, salto muito expressivo se comparado com aos 22 participantes do ano anterior. Como eventos paralelos foram realizados o Clube da Orla e a Corrida de Garçons. O Festival gerou também R$ 5.518.407,50 em mídia espontânea e contou com o apoio institucional do SEBRAE-SP, patrocínio da Boemia e co-patrocinio da Enoteca Fasano.

Depois de idealizar, organizar e colocar o Festival Gastronômico no cardápio turístico do GUARUJA, as entidades responsáveis pelo evento decidiram terceirizar a 3ª edição do evento. A idéia é manter a profissionalização do Festival, que este ano será conduzido a quatro mãos, através da Monduba Assessoria Promocional, Publicitária e Marketing e Núcleo Produções e Soluções.

A comissão organizadora do evento, no entanto, foi mantida. Seus integrantes se reúnem toda a semana com as empresas contratadas para garantir que o Festival mantenha sua trajetória de sucesso e se consolide como um dos maiores eventos gastronômicos do Estado de São Paulo.

O Festival Gastronômico de Guarujá é, portanto, um excelente exemplo de fomento ao turismo para a região e comprova que o GCVB tem como objetivo majoritário investir na qualidade dos serviços oferecidos em Guarujá, trazendo profissionalismo e união do setor privado e público.

O evento, que vem superando expectativas a cada edição e demonstrando aos nossos visitantes que a cidade oferece varias opções que vão além das belezas naturais, chega em 2009, enriquecido pelo compromisso com a difusão de um conjunto de princípios voltados à sustentabilidade.

Importante destacar ainda o prestígio do patrocínio da Petrobras e da Ambev, aqui representada pela marca da cerveja Bohemia. Não menos importante é poder dizer que contamos com o apoio da Costa Cruzeiros e da Ibero Cruzeiros, que oferecem uma incrível promoção para todos que degustarem o cardápio de pelo menos três estabelecimentos participantes do Festival. Refiro-me à uma promoção que garante o sorteio de duas cabines: uma no magnífico navio – o maior e mais concorrido da temporada - Costa Concórdia - e outra cabine no nacio Grand Celebration, de uma companhia que estréia na próxima temporada verão de cruzeiros marítimos pela costa brasileira. Uma clara demonstração de que a união faz a força.

O pioneirismo da iniciativa, certamente, consolidará, definitivamente, o nosso Festival como palco para a sofisticada e diversificada gastronomia já oferecida pelos estabelecimentos participantes e mais, alinhado com a visão de futuro.

Um futuro promissor, para cada um de nós, presentes nesta cerimônia oficial de abertura do evento, que se dedicam ao bem estar dos moradores e todos visitantes que admiram e protegem a nossa querida Ilha.

Sejam todos muito bem-vindos e saboreiem ao máximo as delícias que foram especialmente preparadas para vocês.

Obrigado


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: marily.amigo@gmail.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br