Press Kit - Guarujá

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Turismo

Obras na Praia do Tombo, em Guarujá, começam nos próximos dias

Nos próximos dias, as obras de reurbanização da Praia do Tombo devem começar. A empresa A. N. Engenharia e Construções foi homologada como vencedora da tomada de preços, conforme publicação no Diário Oficial do Município do dia 6 de setembro.

Os serviços deverão começar em cerca de 15 dias, segundo Mauro Antônio Braga, presidente da Comissão de Licitações Permanente de Obras e Serviços de Engenharia, da Secretaria de Planejamento e Gestão Financeira. A obra vai ter um custo total de R$ 466.487,89. A Prefeitura de Guarujá já havia conseguido, em fevereiro deste ano, a liberação de R$ 410 mil do Ministério do Turismo.

O projeto tem como objetivo atender aos critérios do Programa Bandeira Azul, que pode colocar o Tombo em um seleto grupo de praias do Mundo, que aliam beleza natural com preservação e educação ambiental.

Pelo projeto da Ong Caá-Oby, em parceria com a empresa Ambiente e Arquitetura, e aprovado pela Prefeitura de Guarujá, estão incluídas nas obras: reforma do calçadão, melhorias nos acessos aos portadores de necessidades especiais, sinalização, instalação de banheiros, demarcação de vagas para estacionamento de pessoas com pouca mobilidade e colocação de piso podotátil (especial para deficientes visuais), entre outras intervenções, além da construção da sede do Centro Azul, que funcionará como Centro de Informações Turísticas do Município.

A Ong Caá-oby é a entidade promotora da implantação do Bandeira Azul. Segundo o coordenador de Projetos, Desenvolvimento e Pesquisa, Fábio Ribeiro Dip, a Ong já está organizando um calendário específico de educação ambiental para o Bandeira Azul, atendendo a uma das exigências do Programa.

O secretário de Turismo de Guarujá, Valter Batista, ressalta a importância do programa para a promoção da cidade no exterior. “Trabalhamos para sensibilizar o Ministério do Turismo sobre a importância do Programa Bandeira Azul, o que poderá torná-lo referência na promoção turística das praias brasileiras, principalmente na Europa”.

Para o presidente do Guarujá Convention & Visitors Bureau, Ricardo Roman Jr., o fato de a Cidade ter uma de suas praias concorrendo ao certificado é um grande orgulho. “A Praia do Tombo é a única de São Paulo que pleiteia essa certificação. O fato de estarmos entre as 10 cidades concorrentes comprova a preocupação que temos com a conservação da natureza. Além disso, o Bandeira Azul é extremamente importante para a cidade, principalmente porque, para captação de eventos, esse certificado apresenta um enorme peso”, declara.

Participam também do projeto a Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, como parceira nacional; e o Instituto Ambiental Ratones, como operador nacional; além da iniciativa privada e da comunidade.

Bandeira Azul – É uma certificação internacional, instituída pela Organização não-governamental (Ong) Foundation for Environmental Education (FEE), que tem sede na Dinamarca. A FEE tem como objetivo reconhecer as praias ao redor do mundo onde as belezas naturais são valorizadas por intermédio da preservação ambiental.

Para obter o certificado, a praia candidata passará por um processo de monitoramento pelos próximos dois anos. Serão avaliados 29 critérios, como a qualidade da água, informação e educação ambiental, segurança, serviços e infra-estruturas de apoio.

A Praia do Tombo pode ser a primeira praia do litoral de São Paulo a ganhar o prêmio, integrando o seleto grupo de 3.200 praias do Mundo que já possuem o título. No Brasil, apenas dez praias pleiteiam o certificado. Em 2009, representantes da FEE virão ao Guarujá para a análise final. Se tudo estiver dentro dos critérios, o Tombo pode receber o Bandeira Azul.




Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: marily.amigo@gmail.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br