|  
                No masculino, lesão tira Ricardo/Emanuel da etapa
  Trinta e uma duplas disputam, a partir desta quarta-feira (17), a chave principal da 16ª etapa do torneio feminino do Circuito Mundial de Vôlei de Praia / SWATCH FIVB World Tour, na arena da Praça Horácio Lafer, na praia da Enseada, em Guarujá (SP). As partidas têm início às 10 horas e seguem até, aproximadamente, 16 horas.
  Nesta terça (16), o torneio masculino – 17ª etapa da temporada – sofreu uma baixa. Os brasileiros Ricardo e Emanuel (medalha de bronze nas Olimpíadas de Pequim e ouro em Atenas) anunciaram oficialmente que não disputarão a competição, em virtude da recuperação de uma lesão no tornozelo esquerdo sofrida por Ricardo. 
  O jogador já competiu na China com uma proteção, após a fratura, e chegou a ficar de fora de duas etapas do Mundial antes dos Jogos Olímpicos. Apesar de não jogarem, Ricardo e Emanuel prestigiarão a etapa brasileira no final de semana.
  Com a saída da dupla, não foi necessária a realização do jogo de ‘Country Quota’ (Cota por País) entre brasileiros, que estava previsto para hoje. A vaga dos medalhistas olímpicos ficou com Bruno e Maciel, vice-campeões da etapa de Kristiansand (NOR), realizada no mês passado. 
  A disputa da chave principal do masculino em Guarujá terá início na quinta-feira (18). Pedro e Harley, líderes do circuito, podem garantir o título da temporada antecipadamente em Guarujá.
  Apesar do tempo nublado nesta terça, algumas duplas aproveitaram para treinar nas quadras montadas na praia da Enseada, como Renata e Talita (dupla quarta colocada em Pequim) e Larissa e Vivian. 
  As líderes do ranking Ana Paula e Shelda também já estão em Guarujá. Assim como Pedro e Harley, elas também podem sair das areias brasileiras como campeãs do circuito.
  A etapa brasileira é uma realização das empresas RB2 Eventos e ReUnion Sports & Marketing, em parceria com a CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) e a Cidade de Guarujá.
  Único evento da modalidade a tomar medidas efetivas para a redução de GEE (Gases do Efeito Estufa), o Circuito Mundial de Vôlei de Praia em Guarujá tem o patrocínio master de Banco do Brasil e Kia Motors do Brasil, e patrocínio de Telefônica, Vivo, CNA, BrasilPrev, TAM e Skol. Confira o site do evento: http://www.mundialvoleidepraia.com.br.
   
  Confira a programação para a etapa brasileira:
  Quarta-feira (17)
  Chave principal feminina a partir das 10 horas (até aproximadamente 16 horas)
  Quinta-feira (18)
  Chave principal feminina a partir das 9 horas (até aproximadamente 16 horas)
  Chave principal masculina a partir das 9 horas (até aproximadamente 16 horas)
  Sexta-feira (19)
  Chave principal feminina – dois jogos a partir das 9 horas
  Chave principal feminina – dois jogos a partir das 11 horas
  Chave principal masculina a partir das 9 horas (até aproximadamente 16 horas)
  Semifinal feminina – dois jogos a partir das 15h30
  Sábado (20)
  Chave principal masculina – dois jogos a partir das 8 horas
  Chave principal masculina – dois jogos a partir das 10 horas
  Disputa do terceiro lugar feminino – a partir das 8h30
  Final feminina – a partir das 10 horas
  Semifinal masculina – dois jogos a partir das 12 horas
  Domingo (21)
  Disputa do terceiro lugar masculino – a partir das 8h30
  Final masculina – a partir das 10 horas   |