Press Kit - Guarujá

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Turismo

2º Festival Gastronômico de Guarujá começa na sexta-feira (12)

Sucesso em 2007, o Festival Gastronômico de Guarujá (maior evento do gênero na Baixada Santista) terá sua segunda edição de 12 de setembro a 19 de outubro. Durante quase dois meses, 43 restaurantes da Cidade vão oferecer aos clientes pratos preparados especialmente para o evento. O coquetel de lançamento do evento está marcado para a próxima terça-feira (9), às 20 horas, no Delphin Hotel – Av. Miguel Estefno, 1295, praia da Enseada.

O principal objetivo do Festival Gastronômico é propiciar um novo roteiro turístico para os milhares de visitantes de Guarujá, além de integrar os movimentos culturais e gastronômicos da Cidade. Além disso, este é mais um dos programas que visam diminuir os impactos da baixa temporada no Município.

O festival terá também atividades paralelas, como o Cine Gastronômico, uma mostra de cinema, com filmes relacionados ao foco do festival; o Clube da Orla, festival musical de estilos regionais com artistas de Guarujá; e a Corrida de Garçons, uma divertida maratona em um percurso cheio de obstáculos, reunindo esses grandes profissionais em uma agradável manhã.

O 2º Festival Gastronômico de Guarujá também será um evento com responsabilidade social. Alunos do Instituto Brasileiro de Inclusão Social do Turismo (Ibistur) estarão estagiando nos restaurantes participantes. A entidade oferece cursos gratuitos para alunos carentes da Cidade.

Para o presidente do Guarujá Convention & Visitors Bureau, Ricardo A. Roman Júnior, o Festival coloca em destaque o potencial gastronômico da cidade “É uma ótima oportunidade para que os turistas possam conhecer a gastronomia sofisticada e diversificada de Guarujá”. E comemora: “Nós estamos bastante felizes com a dimensão que a 2a edição do Festival Gastronômico atingiu. No ano passado, tivemos 22 estabelecimentos e agora chegamos ao número de 43. Tenho certeza que essa ação irá fortalecer Guarujá como a melhor gastronomia do litoral paulista”.

O secretário municipal de Turismo, Valter Batista, destaca que eventos como este são importantes para movimentar Guarujá: ”O Festival consolida nosso calendário de baixa temporada. É um evento que pegou, envolvendo o empresariado e a comunidade, e contribuindo na fixação da imagem de uma Cidade que está movimentada o ano inteiro”.

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarujá (ACEG), João Marcelo Stuque, “o Festival será uma grande abertura para a temporada de verão. Num esforço, em conjunto com a Secretaria de Turismo e o Guarujá Convention & Visitors Bureau, conseguimos que 43 restaurantes participassem do evento. Isso é uma prova do sucesso do ano passado, pois os empresários viram o retorno que tiveram os estabelecimentos participantes. Tenho a convicção de que será um sucesso e espero que a população prestigie”.

Segundo a diretora do Departamento dos Quiosques da ACEG e membro da Associação dos Quiosqueiros de Guarujá (AQG), Lídia Henriques Mendes de Almeida, a entidade entrou no evento como parte de um processo educativo com esses profissionais. “A associação está participando como uma forma de divulgar toda a gastronomia da Cidade, inclusive entre os quiosqueiros. Temos a preocupação de melhorar os serviços já oferecidos na praia e também oferecer pratos especiais”, explica.

Participam do evento 43 estabelecimentos do Município: Alcide´s, Alcide´s Pizzaria, Atlântico Signature, A Tasca, Armazém da Barra, Bambuzal, Bavieira, Bella Guarujá, Brisa, Boa Vida, Cachaçaria Santa Rosa, Café La Plage, Caribe Brasil, Choperia Golfinho, Chopp Halle, Colibri, Combinati, Cosme e Damião, Dati, Deck do Posto, Dona Eva, Ilha Grill, key West, La Piazzetta Cucina, La Piazzetta Pasta Bar, Les Epices, Limoncino, Mai ban, Marcão Pier & Chopp, Mar Casado, O Pescador, Pitangueiras Express Grill, Quiosque Amo-t+, Quiosque Ilha do Sol, Quiosque Portuga, Quiosque Trilha do Sol, Rancho Alegria, Rei do Trigo, Rudy´s, Sousa Mar, Tahiti, Tahiti Monduba, Thaí, Timbaú Caribe e Velho Marinheiro.

O 2º Festival Gastronômico de Guarujá é realizado pela Associação Comercial e Empresarial de Guarujá; com patrocínio da Bohemia; co-patrocínio da Enoteca Fasano; apoio da Associação dos Quiosqueiros de Guarujá (AQG) e Guarujá Convention & Visitors Bureau; e apoio institucional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Mais detalhes sobre o 2º Festival Gastronômico de Guarujá no site do Guarujá Convention & Visitors Bureau: www.visiteguaruja.com


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: marily.amigo@gmail.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br