Press Kit - Guarujá

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Turismo

“Aeroporto de Guarujá é o mais favorável em termos de multimodalidade”, diz ex-ministro

Para Ozires Silva, ex-ministro de Infra-estrutura e criador da Embraer, "o futuro aeródromo de Guarujá será o mais completo do Brasil"

A implantação do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá recebeu o apoio do ex-ministro de Infra-estrutura, Ozires Silva, que esteve em Santos, na quinta-feira (21), participando de um bate-papo com jovens empreendedores da Região.

Durante o evento, Silva, que é um dos maiores especialistas brasileiros em aviação, disse publicamente que o aeroporto de Guarujá é o “mais favorável em termos de multimodalidade, porque tem estrada de rodagem, estrada de ferro, navios, aviões e ainda pode receber uma marina”.

Para ele, o aeródromo de Guarujá possui grandes vantagens e justificou: “não há exemplo no mundo de aeroporto a cinco minutos do centro da cidade, mesmo que se use um barco. Isso é excepcional”.

O presidente do Guarujá Convention & Visitors Bureau, Ricardo A. Roman Júnior, comemora o apoio e declara: “Tenho absoluta certeza que o aeroporto contribuirá para a promoção do desenvolvimento e crescimento econômico de toda a região e conseqüentemente, a melhoria na qualidade de vida da população do litoral paulista, assim como, toda a região sul de São Paulo, Vale do Paraíba e ABC, sendo mais uma opção para quem utiliza o transporte aéreo”.

O criador da Embraer, empresa líder na construção de aeronaves para uso doméstico, também deu sugestões para o projeto de implantação do aeroporto. “Eu sugeriria até que, como a Base Aérea hoje está sem missão, pois o esquadrão operacional foi reduzido, pode-se desativar a base e transformar toda a área em aeroporto civil”.

Projeto – O aeródromo ocupará uma área de 279 mil metros quadrados, nas dependências do Núcleo de Base Aérea, em Vicente de Carvalho, e terá um terminal de passageiros de dois mil metros quadrados, com capacidade para 300 pessoas, além de uma sala de embarque com 320 metros quadrados.

Os usuários terão à disposição 14 áreas para check-in, primeiro passo a ser efetuado pelo passageiro, além de seis lojas e um café. A área administrativa será em um mezanino no interior do terminal.

Já o pátio de aeronaves terá capacidade para até três boeings 737 – jato comercial mais vendido no mundo. Também será possível o acesso por mar, com a construção de um terminal hidroviário de 215 metros quadrados, para receber embarcações com passageiros.

O projeto já recebeu parecer favorável dos técnicos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), licença ambiental prévia pelo Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental (DAIA), ligado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado, e avais da Aeronáutica e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Nesta fase, a Administração Municipal está analisando e discutindo alguns pontos do termo aditivo do convênio de gestão compartilhada (definição das áreas civil e militar), enviado pela Aeronáutica.

O Ministério do Turismo já destinou R$ 4 milhões para o aeródromo. Além disso, existe a possibilidade do projeto receber mais verbas, provenientes de emendas parlamentares.


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: marily.amigo@gmail.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br